terça-feira, 1 de maio de 2018

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - OAR

conhecendo mais um serviço necessário à nossa paróquia

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - OAR

“Vivemos em Comunidade para transformar nosso mundo num lugar mais de acordo com os valores de Deus: Paz, Liberdade, Dignidade, Educação, Ciência e Caridade. Tudo sempre segundo os ensinamentos de Santo Agostinho, nosso Fundador, pessoa que amou a Ciência e a Caridade como valores mais importantes para o crescimento pessoal”.

VENHA SER UM AGOSTINIANO RECOLETO!

Escreva para:
Serviço de Animação Vocacional OAR
Província Santa Rita de Cássia
Rua São José, 743, Centro
14010-160- Ribeirão Preto- São Paulo
Tel.: (16) 3237-7418
E-mail: frandreoar@hotmail.com ou gustavobmello85@gmail.com   


EQUIPE VOCACIONAL PAROQUIAL

“É um agrupamento de pessoas que trabalham na comunidade eclesial em profunda sintonia coma Igreja Particular, para auxiliar o surgimento, dar acompanhamento e facilitar o encaminhamento das vocações laicais, sacerdotais, religiosas e missionárias”. (Coleção Cadernos Vocacionais, nº 24, p. 32)

Um dos objetivos da Equipe Vocacional Paroquial é possibilitar o surgimento e o encaminhamento das vocações na Igreja, sejam elas laicais, sacerdotais, religiosas ou missionárias, dando particular atenção às vocações de especial consagração.

— Incentivar para que haja na paróquia um clima de evangelização e catequese permanente, pois numa comunidade evangelizada e evangelizadora, as vocações surgem normalmente.

— Procurar integrar todas as pastorais da paróquia no trabalho vocacional, embora estas mantenham sua especificidade, pois o trabalho de suscitar vocações de serviço para o Reino de Deus e oferecer condições para seu amadurecimento, deve ser “preocupação de toda pastoral, de todos os agentes, de toda a comunidade e não apenas de uma equipe paroquial especializada”. (CNBB, estudos, p. 52)

— Conscientizar os fiéis em geral, os jovens e as famílias, em particular, no que diz respeito às vocações numa Igreja toda ministerial e à responsabilidade específica pelas vocações consagradas.

— Promover orações entre os fiéis, a fim de pedir vocações, conforme o mandato de Jesus (Mt 9,35-38)

— Acompanhar as vocações (em particular as de especial consagração) procurando promover, entre os jovens, cursos e encontros de conscientização e de despertar vocacional.

Atividades

1. Oração

Missa, Hora Santa, retiros, tríduos vocacionais; preces na Missa e na celebração dos demais sacramentos; especial atenção ao Dia Mundial de Oração pelas Vocações (4º Domingo da Páscoa - Dia do Bom Pastor); especial empenho no mês de agosto (Mês Vocacional); grupos de famílias para rezar pelas vocações; vigília da Quinta-Feira Santa; vigílias vocacionais especiais para jovens; ordenações e profissões religiosas; Importante se faz escolher um dia específico para a comunidade rezar pelas vocações (exemplo: na nossa paróquia, toda sexta-feira é dia de oração pelas vocações);

2. Formação e conscientização

Encontros vocacionais; encontros de despertar;

3. Chamado direto

Quem deve ser chamado? TODOS. Especialmente os membros da EVP:
  • Chamar, não esperando que os vocacionados se apresentem;
  • Chamar sem temer a decepção;
  • Chamar os que mostram sinais de vocação (alguns sinais: vida de oração, disponibilidade, espírito de equipe, de partilha, compromisso com Deus e seu povo);
  • Chamar pessoalmente, pelo nome e sobrenome.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio de 2018
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br