sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PASTORAL FAMILIAR

Como comemorar o natal em família


A frase por si só soa simples e até evidente: claro que o natal se comemora em família! Mas, quantas vezes uma destas reuniões não se transformou em um momento incômodo? São ocasiões perfeitas para que as sensibilidades e os atritos entre familiares aflorem, acabando muitas vezes em palavras amargas, indiretas desconfortáveis e encontros pouco prazerosos. Faça para que este ano seja diferente, um umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba como comemorar o natal em família de forma harmoniosa e agradável.


Passos a seguir:

1
O primeiro para curtir uma consoada em família de forma feliz e harmoniosa é deixar de lado o estresse e a tensão, muito comum durante estas datas. Os presentes, a preparação da comida, a reunião familiar são elementos que sempre nos estressam, por isso o melhor é comprar os presentes com calma e antecipação, preparar o jantar com a ajuda da sua família e desfrutar da festa sem pensar que deve estar tudo perfeito.

2
Há que aprender a ser politico em qualquer reunião familiar. As festas natalícias implicam muitas vezes encontrar familiares cuja companhia não nos agrada, nesses casos lembre-se que é só uma noite, que ser amável não o matará e que é necessário manter uma atitude positiva para que a noite decorra com calma.

3
Paciência, paciência e mais paciência. Se não se dá muito bem com a sua mão, se o seu irmão sempre consegue encher seu saco, se os seus sogros não são propriamente as pessoas mais simpáticas, respire fundo e pense positivo. Evite a todo o custo as atitudes negativas, que apenas dificultarão a consoada e farão que o natal em família não seja uma reunião agradável.

4
Quando chegar o momento de receber os presentes deve controlar as suas reações e a dos mais pequenos. É importante lembrar que os presentes são simbólicos e que nem sempre nos agradam, por isso sorria e agradeça. Se se trata de um presente inútil ou que sabe que jamais irá utilizar, depois tem tempo para pensar no que lhe pode fazer. Explique às suas meninos a importância de serem agradecidos para não ferir os sentimentos dos seus familiares.

5
Não existe família perfeita, e muitas pessoas aproveitam as reuniões natalícias para lavar a roupa suja. Não caia nesse jogo nem na tentação, é melhor respirar fundo e ficar quieto, mudar de tema e convidar para desfrutarem da noite ou simplesmente fazer-se surdo, do que partir para uma discussão desnecessária.

6
Se a reunião é em sua casa crie um ambiente de festa, união e comemoração que reduza ao mínimo a possibilidade de tensões. Deixe que a sua família leve o que quiser para o jantar, coloque música alegre, convide os seus convidados para conversar, danças e sorrir e convide os seus filhos (se os tiver) a compartilharem as suas coisas com a sua família.

7
Lembre-se que as pessoas mais velhas merecem toda a sua consideração e atenção. Faça com que se sintam cômodas e não as esqueça durante esta festa tão importante.

8
O natal é só uma noite por ano, por isso foque-se em desfrutar junto com a sua família deixando as tensões e hostilidades de lado, para desfrutar desta data em que partilhar juntamente com os seus entes queridos é a principal prioridade.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário