sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

PALAVRA DO PÁROCO

ADVENTO, NATAL E ANO NOVO: TEMPO DE PAZ E AMOR


Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé inabalável dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor.

Queridos Paroquianos!

Entramos no último mês do ano e neste contexto somos chamados a celebrar o tempo do Advento e o Natal do Senhor.  Iniciamos um novo ano Litúrgico com o tempo do Advento, por isso somos iluminados pela luz da vigilância, virtude necessária para se viver de modo sóbrio em vista de não perder o encontro com o Senhor.

Mais do que um tempo de festa, o Natal constitui uma verdadeira oportunidade de encontro com Deus. No nascimento de Jesus se manifesta a graça do Verbo Encarnado que, fazendo-se homem igual a nós, veio habitar na Terra para experimentar “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (ConstituiçãoPastoral Gaudium et Spes, n. 1).

O nascimento de Jesus traduz a certeza de que não estamos sozinhos neste mundo. Deus vem ao nosso encontro, faz novas todas as coisas e anuncia-nos uma grande alegria. Este é o autêntico significado do Natal: a graça de podermos confiar na simplicidade de um pequeno bebê que veio para nos salvar.

Por fim, no último domingo de dezembro celebramos a festa da Sagrada Família. Uma celebração que, a exemplo do que acontece com o 4º Domingo do Advento, será celebrada somente nas vésperas do Domingo (sábado à tarde/noite) e na manhã do Domingo. A Missa de Domingo vesperal, no dia 31 de dezembro, na tarde/noite, já será da Solenidade de Maria, Mãe de Deus.

Mas, isto não nos impede de preparar uma celebração que favoreça nos celebrantes a ação de graças pelo ano que termina e, da mesma forma, ação de graças e súplicas de conversão pela família, a qual cada um de nós pertence. Uma celebração que nos coloca diante da realidade cotidiana de todos nós: daqueles que têm e daqueles que não têm família.

Fiquem todos atentos aos horários, eventos e celebrações neste final de ano. Acompanhe nosso calendário paroquial de dezembro. Convoco a todos os coordenadores e agentes de pastoral dia 18 de dezembro às 20h, para a reunião de planejamento de 2018 e também da programação da festa de nossa padroeira. Se o Natal é o nascimento de Cristo; o Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e que o seu Ano Novo seja cheio de esperança e paz.

Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br