sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CONHECENDO A PASTORAL DAS CRIANÇAS


Nesta edição iremos falar um pouco sobre a Pastoral da Criança, através da nossa paroquiana colaboradora ativa, Dona Cleusa.

A Pastoral da Criança começou em 1983, idealizada e fundada por Zilda Arns Neumann (médica pediatra e sanitarista), uma organização não-governamental vinculada à CNBB (Conferência Nacional do Brasil).

Já são 1,5 milhão de crianças atendidas pela Pastoral, que atua em 3.277 dos 5.507 municípios brasileiros. Ao todo são 32 mil comunidades espalhadas por todos os Estados e um exército de145 mil voluntários. Destes, mais de 90% são mulheres, em sua maioria vivendo nas próprias comunidades acompanhadas pela Pastoral. O lema da Pastoral é a passagem de Maria gestante indo visitar Isabel: Lc 1,39-45.

Em nossa Paróquia a Pastoral da Criança existe desde 2002, atuando na Comunidade do Nove, no CEAGESP. A coordenadora é a Elisete, e as líderes atuais são: Cleusa, Sylvia, Iracema, Juventina, Maria Aparecida, Maria Goreth, Cícera e Luzia. Todas têm seu caderno de atendimento. A Pastoral acompanha crianças de 0 a 6 anos, faixa etária onde a criança está completando seu processo de formação. São acompanhadas em suas casas, em três momentos: visitas domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de reflexão e avaliação, o R.R.A.

Todas as crianças são cadastradas, são visitadas todo mês, onde existe o olhar para a criança e sua família em seu espaço.

O segundo momento é onde se reúne toda a comunidade, as crianças e suas famílias. Existe a pesagem das crianças, são servidos lanches, sucos, são feitas brincadeiras e interação de todos.

O próximo passo é a reunião, onde se faz o balanço sobre as crianças, se  direcionam as próximas ações,  preocupação com as crianças fora do peso, verificar se a gestante faz o pré-natal direito.

Atualmente são atendidas 72 famílias, com 94 crianças com até seis anos e acompanhamento de 5 gestantes.

Existe também a rede de apoio, que auxilia o trabalho da Pastoral: nossa Paróquia, os que fazem o suco, os que doam os pães, os que ajudam a servir o lanche, os que brincam com as crianças. São por volta de 14 voluntários, são o grande tripé da Pastoral.

Também contamos com a participação da Paróquia Santa Madalena e São Miguel Arcanjo, que nos ajuda com a montagem e doação de todas as sacolinhas do Natal das crianças da Comunidade da Linha, outra comunidade assistida pela Pastoral.

O ponto alto da Pastoral é a confraternização de Natal, onde se faz a festa para as crianças da Comunidade do Nove e da Linha. Nossa comunidade paroquial nos ajuda muito com as doações, fazemos uma festa para aproximadamente 800 pessoas, dividida em dois dias, este ano programada para os dias 09 e 10 de dezembro.

Teremos o Presépio vivo de Natal, distribuição de brinquedos, churrasco, refrigerantes, churros, raspadinha. Tudo feito com muito afeto, carinho e cuidado. É o que move essa Pastoral!

Desafios para 2018:

A maioria delas é a dificuldade de evangelização nas comunidades. Aumentar o número de crianças atendidas, para isso precisa-se de mais voluntários, e capacitados também, já que se exige cursos diversos. São 16 etapas de formação.

Quem quiser conhecer esse lindo projeto que temos em nossa Paróquia, seja fazendo doações, ou se tornando um voluntário, venha nos conhecer!

Se entre tantas você fizer a diferença na vida de 1 criança, já terá valido a pena!”( Dra. Zilda Arns) 


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br