domingo, 1 de outubro de 2017

PALAVRA DO PÁROCO

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1).

Queridos paroquianos!

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões no penúltimo domingo de outubro (este ano dias 21 e 22), conforme instituído pelo Papa Pio XI em 1926. “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias para a Campanha Missionária de 2017.

Tudo está em sintonia como os ensinamentos do Papa Francisco quando afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1). Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso, o lema: “Juntos na missão permanente”.

Com o título “A missão no coração da fé cristã”, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2017 quer nos interrogar: “Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?”, pergunta Francisco e afirma: “A missão da Igreja é animada por uma espiritualidade de êxodo contínuo”. Trata-se de “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). A missão adverte a Igreja de que não é fim em si mesmo, mas instrumento e mediação do Reino”, diz o Papa.

Neste mês também nos lembramos de maneira muito especial os 300 anos de benção da aparição de Nossa Senhora Aparecida. As comemorações dos “300 anos de Bênçãos” de Nossa Senhora Aparecida tiveram início no dia 12 de outubro de 2016. Para celebrar esse grandioso tricentenário, o Santuário Nacional promoveu uma programação especial de devoção e obras de fé.

É motivo de júbilo e alegria celebrar com grande magnitude e solenidade tão distinto acontecimento em nossa pátria. A história do encontro da milagrosa Imagem de Aparecida se entrelaça com a história do Brasil, com a nossa tradição, com a nossa cultura e com nossos costumes e crença.

Muitas dioceses e paróquias do Brasil, desde o ano de 2014, se preparam para o grande Jubileu dos 300 anos. A imagem peregrina da Senhora Aparecida percorreu o nosso imenso solo brasileiro, levando a todos o amor e a misericórdia de Deus. Por onde passou a milagrosa imagem da Mãe do Redentor, o povo aclamou, saudou e homenageou a sua bendita padroeira, que por sua intercessão, continua lançando sobre a nossa Pátria inúmeros benefícios, como também, copiosas e generosas graças dos Céus.

O Brasil é abençoado pela sua Rainha e Padroeira, que desde o seu Santuário  olha com misericórdia os seus filhos e filhas, que acorrem à proteção do seu manto bendito. 

Quero por fim convocar a todos os paroquianos para que rezemos pelas missões no Brasil, de modo particular nossas comunidades agostinianas de Lábrea e Marajó. Que o Senhor fortaleça nossos missionários na tarefa de anunciar o Evangelho a partir de suas experiências com o ressuscitado.  De uma forma muito especial lembremos das nossas visitas missionárias às famílias. Esse é um momento muito especial para nossa paróquia, portanto convido a todos para a missa de envio dia 22/10, às 19h.

Desejo um mês muito abençoado a todos!


Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário