domingo, 1 de outubro de 2017

CONHECENDO NOSSA PAROQUIANA

DONA ELZA


Na edição deste mês, nós iremos conhecer a história e testemunho de uma pessoa maravilhosa de nossa Paróquia, que tem tudo a ver com o mês de outubro, o mês de campanha de prevenção ao câncer de mama, o outubro rosa.

Dona Elza do Prado Garcia, 80 anos recém completados, dia 18/09. Filha de Seu Manoel José do Prado e Dona Maria Ferreira do Prado. Nasceu no nosso bairro, na Rua Carlos Weber, na chácara do Capitão. Teve uma infância muito feliz ao lado de seu irmão Moacyr. Os tios de sua mãe(Família Carnelos) eram donos do terreno onde fica nossa Paróquia. Seu primo Vitório Carnelos, frequenta nossa paróquia até hoje.

Na rua Nanuque, antes da construção da Paróquia, havia um estábulo também de propriedade da Eugênio e Bernardo Carnelos( pais de Vitório),onde eram realizadas as missas da nossa Comunidade.

Dona Elza, aos 10 anos de idade, morava no alto da Lapa com sua família, e viu José Garcia Quadrane, também com 10 anos, se  mudar com sua família para a mesma rua, vindos de Sorocaba. O tempo passou e já moços, começaram a namorar. Casaram-se em 28/11/1959, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Tiveram três filhos: Silvana (mãe de seu único neto, Diego, hoje, com 19 anos), José Rogério e Sílvia. Viveram juntos por 31 anos, até que infelizmente seu José faleceu por conta de um fulminante câncer de pulmão, em 1990.

Dona Elza estava um pouco afastada de nossa Comunidade, apesar de morar em frente, até que neste mesmo ano de 1990, foi assistir uma missa em nossa Paróquia e foi muito bem recebida e acolhida por Frei Robson. Ficou muito contente! Logo foi convidada a se engajar nos Movimentos e Pastorais, trabalhando na Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde. Está há muitos anos também na Legião de Maria (Grupo do seu Francisco) e no Apostolado da Oração (Grupo da Dona Margarida). Faz parte também da FRASAR( Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta).

E tudo seguia tranquilamente na vida de Dona Elza, até que no final de 2013, ela descobriu estar com câncer de mama. Segundo ela mesmo diz, é normal no primeiro impacto da notícia, as pessoas ficarem assustadas e entrarem em pânico. No caso dela, quando recebeu a notícia, logo pensou em Deus, que Ele daria forças, a ampararia, protegeria junto D’Ele superaria essa fase. Pensou que em toda sua vida passou por tantos problemas, Deus a ajudou em todos, não seria mais um que ela não iria conseguir!

E assim foi: sempre com sua fé, na véspera de sua cirurgia, recebeu a Unção dos Enfermos do Frei Marcus Vinicius; toda nossa Comunidade rezou por ela, e na hora da cirurgia ela conversou com Deus e colocou sua vida nas mãos de D’Ele. Graças a Deus, sua recuperação foi um sucesso, os seminaristas a visitavam, os Ministros levavam a ela a Santa Eucaristia. Pessoas que ela não conhecia diziam ter rezado por sua saúde, o que a deixou muito emocionada.

Ter a amizade e o apoio da Comunidade foi muito importantes durante essa fase de sua vida. Sempre muito meiga e afável, ela nos relata com doçura uma situação que para a maioria das pessoas pode deixá-las tristes, amargas, revoltadas.

Mas com muito amor e ternura no coração e no olhar, Dona Elza nos mostra que com fé em Deus é possível ser curado de todos os males! Nossa Senhora está sempre intercedendo por nós, curando nossas feridas!

Sobre o significado da Paróquia em sua vida, dona Elza diz que é seu segundo lar, ama estar aqui, com todos, ver suas raízes na Paróquia.

MENSAGEM DE FÉ:

Com Deus sempre se supera todos os problemas, Ele é maravilhoso. Ele nunca nos desampara, basta confiar e esperar. Amar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Por fim, depois desse testemunho de superação, dona Elza diz que sempre ao encontrar alguém passando por dificuldades, conta-lhe a história de José do Egito, para a pessoa se inspirar. É uma fofura mesmo!


Dona Elza, nosso muito obrigado por partilhar conosco sua história de vida. Deus a abençoe com muita saúde e felicidades!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br