domingo, 1 de outubro de 2017

CATEQUESE: A MISSÃO DO CATEQUISTA


“Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20).

Esses versículos finais do Evangelho segundo Mateus apresentam a herança que Jesus deixa a seus discípulos, o envio para evangelizar todos os povos e nações. E esse mandato é especialmente endereçado aos que a comunidade chama para a missão de catequizar.

Catequistas são pessoas escolhidas, a exemplo dos apóstolos, para anunciar a Boa Nova a todos os povos. São a voz de Jesus na comunidade catequizadora.

São eles que vão ao encontro dos que ainda não conhecem a Jesus, ou pouco o conhecem.

Porém, a missão do catequista não é fazer pregação, não é anunciar com um megafone em punho. A missão do catequista é menos falar e mais viver o Evangelho, pois, o que atrai as pessoas nãos são as palavras, mas a forma de ser e de viver.

Quando Jesus andava pela Galiléia e pela Judéia, as multidões o seguiam, não pelas palavras que Ele dizia, pelos ensinamentos que transmitia, mas pela forma como acolhia todas as pessoas, como se compadecia dos doentes e oprimidos, como se preocupava em devolver a dignidade aos mais fracos e pequenos.

Jesus atraia as multidões porque vivia o Evangelho, ele era a Boa Nova, e olhar para Jesus fazia ver o Reino de Deus que ele anunciava. Essa é a herança que ele deixou; a missão que hoje é destinada a todos que o seguem, e de modo especial aos catequistas.

A missão de todos os catequistas é testemunhar Jesus, vivo no meio de nós, com seus gestos. É anunciar o Evangelho com a própria vida. É fazer o Reino acontecer, dando aos catequizandos a oportunidade de fazerem a experiência de Jesus no meio deles.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br