domingo, 1 de outubro de 2017

CARTA DE DOM ODILO SOBRE A FESTA DA PADROEIRA E DO SÍNODO






Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
              Arcebispo de São Paulo






São Paulo, 20 09 2017

Estimados Bispos Auxiliares,
Padres, Diáconos, Religiosos/as e Leigos/as
da Arquidiocese de São Paulo

Caríssimos/as:

O Ano Mariano Nacional, na comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul (1717), está chegando à sua conclusão. Convido todos a viverem intensamente as últimas semanas deste tempo de graças e bênçãos que Deus nos concede.

Quem ainda não tivesse lido a minha Carta Pastoral Viva a Mãe de Deus e Nossa!”, seria oportuno fazê-lo. Procurar na paróquia, ou no portal da Arquidiocese. Ainda é tempo para ganhar a indulgência plenária concedida pela Igreja a todos os que peregrinarem, neste ano, para alguma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, não importa onde, satisfeitas as condições para recebê-la.

Mas, sobretudo, é tempo de renovar nossa fé na obra de Deus através de Maria, no meio da Igreja e da humanidade. Ela é parte do Evangelho da salvação e também é parte da nossa Igreja.

Convido a acompanhar as Novenas em honra a Nossa Senhora Aparecida, feitas nas tantas igrejas dedicadas a ela, em nossa Cidade ou em outros lugares. Para o dia 12 de outubro, na parte da manhã, faremos a homenagem da arquidiocese de São Paulo a Nossa Senhora Aparecida, com o seguinte programa:

09h00, Missa no Largo de Santa Ifigênia, seguida de procissão solene até o Anhangabaú, onde haverá o momento mariano final e a bênção.

Na ocasião, também será anunciada a instituição de um Santuário Mariano Arquidiocesano, dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

Convido todo o povo da Arquidiocese a participar desse momento, durante o qual pediremos a intercessão especial de Nossa Senhora Aparecida pelo Brasil e pelo povo brasileiro, e também pela nossa Arquidiocese, que se prepara para a celebração do sínodo arquidiocesano, a partir de janeiro de 2018. Po a todos para estenderem este convite ao povo e aos seus grupos.

Um segundo assunto diz respeito, justamente, ao sínodo arquidiocesano. A preparação está em andamento em diversos níveis. Todos podem acompanhar a evolução das reflexões, decisões e trabalhos através do Portal da arquidiocese de São Paulo (http://www.arquisp.org.br), pelo Folheto Litúrgico e pelo Jornal O São Paulo. Recomendo a todos a oração constante em favor do sínodo.

Em outubro, após a festa de Nossa Senhora Aparecida, as paróquias e demais organizões pastorais e eclesiais são convidadas a realizarem o outubro missionário”, como parte da preparação para o sínodo. Um roteiro de celebração e reflexões está sendo preparado pela Comissão de Coordenação geral do nodo e estará disponível em breve nas paróquias.

Serão 3 encontros: um primeiro será celebrativo, no qual o Pároco convocará todos os coordenadores de grupos, pastorais, movimentos e outras organizões eclesiais nas paróquias, para um momento de oração e de envio” missionário na paróquia. Outros dois encontros deverão ser feitos nos diversos grupos e organizões eclesiais, para a motivação, os esclarecimentos e a oração em favor do sínodo.

Estou confiante com os encaminhamentos feitos até agora, com a colaboração e com a resposta dada pelo clero, religiosos e leigos em geral. A Comissão de Coordenação, a Secretaria Executiva e os peritos estão trabalhando muito. Fazer um sínodo diocesano dá trabalho, mas tenho a certeza de que os frutos serão muitos.

Rezemos para que o Espírito ilumine e conduza os trabalhos sinodais, desde a sua preparação e na sua realização nas diversas etapas. Convido a conhecer a logomarca, o hino, o folder de divulgação e o Regulamento do nodo, todos já colocados no portal da Arquidiocese (http://www.arquisp.org.br). E muitas reflexões teológicas e pastorais em preparação ao sínodo arquidiocesano.

Que Deus abençoe a todos. Que seu Espírito Santo nos inspire e converta aos caminhos do Evangelho. Nossa Senhora da Assunção, o apóstolo São Paulo, os Santos Padroeiros de nossas Comunidades e os queridos Santos e Bem-Aventurados que viveram em São Paulo e deram a vida por esta Igreja e este povo, intercedam todos por nós!

Assistidos por tantas testemunhas (...) corramos com perseverança (...), olhos fixos em Jesus, que vai à nossa frente, autor e consumador de nossa fé!(cf Hb 12,1-2). Saudação e bênção para todos!

Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br