terça-feira, 1 de agosto de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO


4 de Agosto de 2017Sexta-feira
10:00am às 11:00am
7 de Agosto de 2017Segunda-feira
12:00pm às 1:00pm
8 de Agosto de 2017Terça-feira
Dia todo

PASTORAL VOCACIONAL ARQUIDIOCESANA

A Pastoral Vocacional articula-se com a pastoral orgânica. Toda a pastoral precisa ter uma dimensão vocacional. De modo especial, o serviço vocacional preocupa-se com a catequese, os grupos de adolescentes, pastoral da juventude, pastoral da crisma, pastoral familiar e com as equipes de liturgia. Dinamiza a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os adolescentes e jovens, a descobrir, a assumir, a desenvolver a vocação ou o ministério a que Deus os chamou. Preocupa-se com o surgimento e o encaminhamento de todas as vocações e ministérios na Igreja.

Acreditamos que o serviço de animação vocacional tenha sempre existido na Igreja, através do testemunho dos que viveram e procuram viver intensamente segundo o Projeto de Deus e de acordo com a realidade de cada época. Este serviço já existe na nossa Paróquia há alguns anos e é composto por algumas pessoas que se reúnem para o estudo do tema, fazem momentos de oração pelas vocações e esporadicamente tem encontro com jovens.

Revendo nossas atividades pretendemos despertar nas pessoas o interesse pelo conhecimento da vontade de Deus a respeito de si mesmas, e o estilo de vida mais significativo para seus anseios. Desejamos ser um instrumento de Deus que ajude aos que se perguntam sobre o sentido da vida e o que fazer para desabrochar e frutificar os talentos humanos, solidários e espirituais recebidos do Pai criador, inclusive aos que desejam se integrar em uma Pastoral ou movimento paroquial e ainda não descobriram e nem sabem onde se encontrar melhor.

Saiba mais acessando:


Em assembleia, Pastoral do Menor comemora 40 anos

 

 

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo se reuniu em assembleia no sábado, 22, no Centro da Juventude da Companhia de Jesus Anchietanum, em Perdizes, zona Oeste de São Paulo.

Com o lema “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6), o encontro marcou as comemorações dos 40 anos da Pastoral do Menor em todo o Brasil. Foram revistas e avaliadas ações, deliberações e definidas prioridades para o triênio 2018-2020.

A Assembleia teve por objetivo responder ao clamor de crianças e adolescentes que têm seus direitos fundamentais violados por meios de ações contínuas e concretas de promoção e de defesa dos direitos humanos, sempre à luz da fé católica.

Permeada de símbolos, a Assembleia trabalhou o “ver” a realidade, por meio das mãos que trazem os clamores dos meninos e meninas; o “julgar”, por meio do Sagrado Coração de Jesus, que representa a misericórdia de Deus que acolhe e direciona; e o “agir”, com uma balança, símbolo da justiça, que apontou os desafios a serem trabalhados e as prioridades da ação pastoral. Auxiliaram nesse processo de reflexão o Doutor José Nildo e o Professor Mestre Fernando Altemeyer Júnior.

Também participaram da Assembleia Dom Fernando Penteado, Bispo Emérito de Jacarezinho (PR) e referencial da Pastoral do Menor na Arquidiocese; Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial da Coordenação do Serviço da Caridade, Justiça e Paz; além de padres que acompanham a Pastoral do Menor nas regiões episcopais.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Agosto de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br