quinta-feira, 1 de junho de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO


 

A arquidiocese de São Paulo está a caminho da realização do seu primeiro sínodo arquidiocesano. A reflexão sobre a oportunidade desse evento eclesial já ocorreu em reuniões com os bispos auxiliares, no âmbito do Conselho de Presbíteros e do Conselho arquidiocesano de Pastoral.
(...) 

O objetivo básico do sínodo diocesano é rever, renovar e revitalizar a pastoral da diocese, passando pela avaliação e a reflexão sobre os diversos aspectos da realidade eclesial diocesana, o discernimento sobre as decisões a tomar, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, e a elaboração de diretrizes pastorais para suscitar um novo dinamismo na vida da diocese. O sínodo é convocado e presidido pelo bispo diocesano, que também aprova as diretrizes e os encaminhamentos sinodais.
(...)

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
http://arquisp.org.br/sinodo

 

Dom Odilo comemora 10 anos como arcebispo de São Paulo

Uma celebração eucarística marcou a comemoração do 10º aniversário de Dom Odilo Pedro Scherer como arcebispo de São Paulo

 

A Catedral da Sé acolheu no final da manhã de 6 de maio, centenas de fiéis leigos, lideranças pastorais, religiosas e religiosos, seminaristas, diáconos, padres, bispos e amigos que foram levar seu abraço fraternal ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, na comemoração de seu 10º aniversário de ministério episcopal como arcebispo de São Paulo.

Nesta celebração eucarística além dos bispos auxiliares de São Paulo, também estavam presentes Dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba e Dom Joseph Gébara, bispo da Eparquia Greco Melquita.

Dom Odilo foi nomeado arcebispo de São Paulo em 21 de março de 2007, quando era bispo auxiliar de São Paulo desde 2002, e também  secretário geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua posse como arcebispo de São Paulo foi em 29 de abril de 2007, na Catedral da Sé.

Neste mesmo ano, Dom Odilo foi anfitrião do Papa Bento XVI, que visitou São Paulo para a canonização de Frei Galvão, e para a participação da  Conferência Episcopal Latinoamericana e Caribenha de Aparecida. Foi também neste mesmo ano, em novembro que o arcebispo de São Paulo foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI.

Em sua homilia Cardeal Scherer fez memória do dia de sua posse como arcebispo de São Paulo. “Um momento particularmente forte para vida da  Igreja de São Paulo e também para o Brasil, pois estávamos nos preparando para receber a visita do Papa Bento XVI,e também para a canonização de Santo Antônio de Sant'anna Galvão. A Arquidiocese de São Paulo o acolheu em nome de todo o Brasil”, recordou Dom Odilo, estes e outros eventos marcantes ocorridos em 2007, e que trouxeram tanta alegria para a Igreja de São Paulo.    

Para Dom Odilo, esses dez anos de arcebispado foi um tempo de reconhecimento da realidade da Arquidiocese de São Paulo, “De conhecer a riqueza e a amplidão da vida da Igreja que aqui se expressa de múltiplas formas, quer nas suas paróquias e comunidades, mas também nas múltiplas organizações da vida eclesial aqui em São Paulo. Nas muitas iniciativas da presença da Igreja na sociedade, seja  através da presença aos necessitados, na assistência social, na saúde, na cultura”, pontuou.

Nas palavras do Cardeal, a vida da Igreja em São Paulo é muito rica,de expressões de vida eclesial, que são frutos de um longo trabalho da Arquidiocese. Neste mesmo pensamento, o arcebispo  recordou o trabalhos de seus antecessores, dos bispos anteriores que já passaram pela Arquidiocese e Diocese de São Paulo, desde 1745. Fazendo memória aos mais recentes como o Cardeal Cláudio Hummes, e Cardeal Paulo Evaristo Arns, falecido em dezembro do ano passado.

Deus habita esta cidade

Ao falar sobre a  cidade de São Paulo, o Cardeal  comentou  que todos os fiéis são chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo e a  testemunhar que Deus habita esta cidade. “Somos testemunhas da boa notícia e do bom testemunho, da caridade, da justiça e da solidariedade. Da valorização da vida e da valorização de cada pessoa, mesmo quando ela não é valorizada pela sociedade”. Motivando os presentes a valorizarem sempre todos os irmãos, que são imagem e semelhança de Deus. “Toda pessoa seja ela qual for”.

Dom Odilo agradeceu o trabalho dos bispos auxiliares que fazem grande trabalho nas regiões episcopais, aos padres que estão à frente de diversas paróquias e comunidades, aos religiosos, religiosas, consagrados, missionários e leigos que fazem parte de associações e movimentos com diversos carismas.

Assim também agradeceu os leigos das organizações pastorais que dedicam seu tempo e pelo muito que fazem pela Igreja de São Paulo.

Ao falar sobre o futuro, o Cardeal Scherer encorajou a todos a olharem para frente, e olharem para a realidade das Igrejas e das dioceses. “Até onde chegamos? O que estamos conseguindo fazer e o que não estamos conseguindo e o que precisamos mudar para melhor cumprir a missão que a nós foi confiada?”,  indagou  Dom Odilo. E convidou os cristãos católicos a participarem do primeiro sínodo da Arquidiocese de São Paulo, que será convocado oficialmente no  dia 9 de junho, na festa de São José de Anchieta.

O sínodo tem o objetivo de rever, renovar e revitalizar a pastoral da diocese, passando pela avaliação e a reflexão sobre os diversos aspectos da realidade eclesial diocesana, o discernimento sobre as decisões a tomar, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, e a elaboração de diretrizes pastorais para suscitar um novo dinamismo na vida da diocese.

Ao final da celebração eucarística, o Cardeal foi homenageado por representantes dos cônegos catedráticos, dos bispos auxiliares, das religiosas e consagradas e dos leigos. Emocionado, Dom Odilo agradeceu  a todos, e pediu que continuem rezando por ele e por todo o clero.

http://www.arquisp.org.br/dom-odilo-comemora-10-anos-como-arcebispo-de-sao-paulo

 

 





Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP

Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br