segunda-feira, 1 de maio de 2017

PALAVRA DO PÁROCO


Não existe maior amor que dar a vida por seus amigos” (Jo 15,13).
E dar a vida é o gesto supremo do Bom Pastor!

Queridos paroquianos

Estamos celebrando o tempo Pascal. A verdade da ressurreição mexe com a nossa vida, como aconteceu com as primeiras testemunhas. Tudo adquire um sentido novo. A alegria invade o nosso ser. A esperança se renova baseada na certeza da vida em plenitude, dom de Deus! A fé na ressurreição imprime novo dinamismo na nossa caminhada terrena. Assim vivemos nosso Batismo no Espírito Santo celebrando Pentecostes e rezando a Deus para santificar a Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramando por toda extensão do mundo, os dons do Espírito Santo e realizando no coração das pessoas as suas maravilhas. No quarto domingo da Páscoa Lembramos o Bom Pastor e queremos rezar por todos os vocacionados e consagrados. Assim diz o Senhor: “não existe maior amor que dar a vida por seus amigos” (Jo 15,13). E dar a vida é o gesto supremo do Bom Pastor. Que os consagrados e consagradas de Deus saibam imitá-lo com sua missão.

Estamos no mês de maio. Mês especialmente dedicado à Maria, mãe de Jesus e da Igreja, no qual nos lembramos carinhosamente de nossas mães vivas e falecidas. Neste ano de 2017, os católicos terão duas comemorações especiais dedicadas à Virgem Maria, ambas em países de língua portuguesa. A primeira, no Brasil, celebrando os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, onde, de modo particular, nossa Arquidiocese se fará presente na 116ª Romaria à Aparecida com a presença de romeiros no dia 07 de maio e a segunda, em Portugal, comemorando os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

As aparições de Nossa Senhora em Fátima começaram no dia 13 de maio de 1917 a três crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto de 9 e 7 anos, que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima. E depois, Nossa Senhora voltou a aparecer nos meses seguintes, em junho, julho, setembro e outubro, sempre no dia 13. No local foi construído um Santuário, que será palco de grande comemoração do centenário das aparições com a participação do Papa Francisco, onde no próximo dia 13 de maio irá beatificar Francisco e Jacinta Marto.

Também no mês de Maio, especificamente no dia 22, várias Igrejas do Brasil e do mundo, celebram a Festa da nossa grande Padroeira Santa Rita de Cássia.

Nessa festa cada fiel é convidado a ter um encontro pessoal com Cristo pelo exemplo dessa grande santa. É o dia de reunir milhares de fiéis que expressam a sua devoção a Santa das causas impossíveis. Santa Rita, antes de qualquer coisa, quer transmitir sua mensagem às mulheres de todas as idades e condições, porque ela conheceu pessoalmente os papéis femininos de filha, esposa, mãe, viúva e religiosa. Ela encarna o evangelho do serviço, porque somente quem perde a própria vida por amor a encontra verdadeiramente. No intuito de celebrar a vida dessa filha tão amada de Jesus, convidamos a todos para participarem conosco dessa festa, no dia 22/05, às 15h, iniciando com a santa missa e, em seguida, partilhando de um delicioso chá comemorativo.

Com tantos motivos para bem vivermos nossa fé, desejo a todos um mês muito abençoado.

Frei Alcimar Fioresi, OAR



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br