sábado, 4 de março de 2017

A PALAVRA DO PÁROCO

“Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar!” (Cf. Gn 3, 19)

Queridos paroquianos e devotos de Nossa Senhora de Lourdes!

O mês de março começa com a celebração de Cinzas e a abertura da campanha da fraternidade de 2017. Iniciamos, por meio da celebração de cinzas a nossa Quaresma, nossa caminhada de conversão para a Páscoa. A oração, o jejum e a esmola são os caminhos para quem quer viver com proveito este tempo quaresmal. Celebrar a quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo.

O rito da imposição das cinzas lembra que nós, pessoas humanas, somos pó e ao pó voltaremos (cf. Gn 3,19). Diante dessa nossa fragilidade, nos reconhecemos pecadores e aceitamos o convite de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Receber as cinzas significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um dia estar ressuscitado com ele. Celebramos o convite que o Senhor nos faz à conversão e à vida nova, ouvindo sua Palavra e deixando que ele nos purifique e nos envie para junto dos necessitados de paz, pão, saúde, vida digna.

Com toda a Igreja no Brasil, iniciamos também, neste dia, a Campanha da Fraternidade, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Para essa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o texto-base da CF 2017 que terá como proposta principal dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

Por fim, neste mês de março retomaremos as nossas formações que neste ano serão quinzenais sempre às sextas-feiras. Convidamos as famílias para participarem quinzenalmente das formações e espiritualidade direcionadas especialmente para elas através da pastoral da familiar. Fiquem atentos às datas que estão no calendário da Paróquia e participem conosco. Enfim, Convocamos a todos para que possamos colocar em prática nosso objetivo pastoral e peçamos a graça de Deus para aproveitar bem esse tempo oportuno de graça e conversão.


Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br