sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: PAPA FRANCISCO

Papa: Dormitórios vaticanos para os sem-abrigo abertos 24 horas


Em declarações à Agência Ansa, o Arcebispo Konrad Krajewski,  responsável pela Esmolaria Pontifícia, informou que os dormitórios permanecerão abertos 24 horas, e a qualquer pessoas que bater à porta, será oferecido um lugar aquecido e alimento, mesmo que todas as camas estejam ocupadas.

Desta forma, permanecerão abertos o dormitório “Dom de Maria”, gerido pelas Irmãs da Caridade, o dormitório da Via Ratazzi e o dormitório “Dom de Misericórdia”, localizado na Via dei Penitenzieri, que desde sexta-feira já acolhe 20 pessoas a mais do que a sua normal capacidade.

Para aqueles que resistem em ir a um dos dormitórios colocados à disposição, a Esmolaria está distribuindo sacos de dormir térmicos - com capacidade para resistir a temperaturas de até – 20°C - assim como automóveis da instituição.

“O carro, naturalmente, não pode ficar ligado durante toda a noite, porque é perigoso” – explica Dom Krajewski – “mas como um abrigo já é alguma coisa”.

Um dos beneficiados, por exemplo, foi um morador de rua de 85 anos, que dormiu  num Fiat Qubo, colocado à disposição pela Esmolaria Pontifícia.

“Fazemos todo o possível”. Aos sem-abrigo “são levadas também sopas quentes, sanduiches e chocolate quente para fornecer calorias”, explicou o Esmoleiro, cuja obra – em concordância com o Pontífice – é totalmente financiada com os recursos provenientes dos pergaminhos papais (“Bênção Apostólica”).

Também os militares do Exército colaboram com a Esmolaria, assim como uma equipe da Guarda Suíça que auxilia Dom Krajewski nas voltas nocturnas que faz pela cidade de Roma em busca de pessoas necessitadas.

“Isto sempre acontece – ressaltou o Arcebispo polaco – mas agora multiplicamos estes serviços”.

 

Reforma na mídia do Vaticano: Rádio e TV unidos em 2017


Cidade do Vaticano (RV) – 2017 será um ano-chave para a comunicação no Vaticano: a partir de 1º de janeiro, a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano serão uma só coisa e na Páscoa, começará a funcionar o único portal multimídia do Vaticano, com vídeos, fotos, tuites, textos e áudios. Será um único site, convergindo todos os outros informativos existentes até agora.


O arcebispo metropolitano de Brasília, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e recém- nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, Dom Sérgio da Rocha, foi escolhido pelo Pontífice como novo membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, CAL.



Papa: "Igreja não anuncia si mesma, mas Jesus"


Antes de rezar a oração do Angelus, o Papa disse que assim como João Batista indicou Jesus ao povo, a Igreja deve anunciar Jesus aos fiéis, caso contrário, 'perde a bússola e não sabe para onde ir'.

“Este gesto litúrgico representa toda a missão da Igreja, que não anuncia si mesma, mas anuncia Cristo! Ai da Igreja quando anuncia si mesma... perde a bússola, não sabe para onde ir. Ela não leva si mesma, mas leva Cristo, porque é Ele e somente Ele que salva o povo do pecado, o liberta e o guia rumo à terra da vida e da liberdade”.


Papa: fundamentalismo cria desertos culturais e espirituais


O ecumenismo de sangue foi o tema do discurso do Papa Francisco ao receber no dia 27 de janeiro, no Vaticano, os membros da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas ortodoxas orientais.

“Muitos de vocês pertencem a Igrejas que assistem cotidianamente à expansão da violência e a atos terríveis, perpetrados pelo extremismo fundamentalista”, disse o Pontífice, que foi enfático ao criticar as situações que geram “sofrimento trágico”: são contextos de pobreza, injustiça e exclusão social gerados por interesses partidários, com frequência externos, e por conflitos antigos, que produziram condições “de vida miseráveis, desertos culturais e espirituais nos quais é fácil manipular e instigar ao ódio”. Neste cenário, os cristãos são chamados a oferecer juntos a paz que vem do Senhor um mundo ferido e dilacerado.

A exemplo do que escrevia São Paulo, afirmou ainda o Papa, o sofrimento de uma Igreja é o sofrimento de todas as Igrejas. Por isso, “uno-me a vocês na oração, invocando o fim dos conflitos e a proximidade de Deus às populações que sofrem, especialmente as crianças, os doentes e os idosos. De modo especial, me preocupo com os bispos, sacerdotes, consagrados e fiéis vítimas de sequestros cruéis, e todos os que foram feitos reféns ou reduzidos à escravidão.”

Em contextos onde “a violência chama a violência e a violência semeia morte”, para Francisco a resposta dos cristãos deve ser “o puro fermento do Evangelho” que, sem prestar-se às lógicas da força, faz surgir frutos de vida.
Neste esforço, os mártires indicam o caminho, concluiu o Papa: “Assim como na Igreja primitiva o sangue dos mártires foi semente de novos cristãos, que hoje o sangue de tantos mártires seja semente de unidade entre os fiéis”.

A Comissão mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais foi criada em 2003 e acaba de realizar seu 14º encontro. Em estudo, estão os Sacramentos. 


Bispos do México expressam dor e repúdio pela construção de muro




Cidade do Vaticano (RV) – Os bispos do México expressam dor e repúdio pela construção do muro na fronteira entre os EUA e o México, segundo decreto do presidente americano, Donald Trump. A Conferência Episcopal convidou todos a, “respeitosamente, fazer uma reflexão mais profunda sobre os modos com os quais se pode garantir a segurança, o desenvolvimento, a criação de novos empregos e outras medidas necessárias”, sem que se causem novos prejuízos àqueles que já sofrem, “os mais pobres e os mais vulneráveis”.

Os bispos ainda convidam as autoridades do México a “continuar na busca de acordos” com o país vizinho para que “sejam salvaguardados a dignidade e o respeito” dos migrantes que procuram apenas melhorar as oportunidades de vida. A mensagem destaca ainda o empenho entre bispos mexicanos e Comissão Episcopal para as Migrações dos Estados Unidos, que se expressa do mesmo modo sobre a notícia da construção do muro na fronteira mexicana.

(Agência Fides/AC).



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Fevereiro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br