domingo, 1 de janeiro de 2017

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB)

 

ARQUIDIOCESES, PASTORAIS E ORGANISMOS RESSALTAM LEGADO DE DOM PAULO EVARISTO ARNS



Após a notícia do falecimento do arcebispo emérito de São Paulo (SP), cardeal Paulo Evaristo Arns, ocorrido na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, toda a Igreja no Brasil solidarizou-se com a perda e manifestou gratidão pelo testemunho de vida do cardeal da esperança. Sua atuação em favor dos mais pobres e na defesa dos direitos humanos e da democracia ganharam destaque nas diversas manifestações publicadas por arquidioceses, Pastorais e organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em Minas Gerais, as arquidioceses de Belo Horizonte e Mariana destacaram o compromisso e a proximidade com os excluídos da sociedade. “Sua fidelidade ao Evangelho e seu amor à Igreja manifestaram-se de maneira exemplar no seu compromisso com os pobres”, afirmou o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira Azevedo, sustentou que dom Paulo mostrou a coragem dos autênticos discípulos de Jesus, permanentemente a serviço do povo. “Assim, testemunhou a fé não somente a partir de palavras, mas com ações dedicadas à promoção e à proteção da vida”. O legado deixado pelo cardeal, segundo dom Walmor, é “o compromisso de firmarmos sempre os passos na fidelidade do que nos pede Cristo - a vivência da fraternidade e do amoroso serviço aos pequeninos da sociedade".

O arcebispo de Aracaju (SE), dom José Palmeira Lessa, caracterizou dom Paulo como “um pastor zeloso, dedicado ao seu rebanho, que mostrou o rosto misericordioso de Deus”. Dom José também ressaltou “o testemunho de um homem que lutou incansavelmente para a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária onde os direitos dos mais pobres pudessem ser assegurados”.

Veja mais em:



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Janeiro de 2017
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br