quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A PALAVRA DO PÁROCO

Igreja Missionária, testemunha de misericórdia.
“Cuidar da Casa Comum é nossa missão”

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 22 e 23), conforme instituído pelo papa Pio XI em 1926. Além disso, é costume entre nós, Agostinianos Recoletos da Província de Santa Rita, rezarmos e ajudarmos financeiramente as nossas áreas de missões, principalmente a Prelazia de Lábrea no Amazonas.

“Igreja missionária, testemunha de misericórdia” é o título da mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, a ser celebrado no terceiro domingo de outubro. No Regina Coeli do Domingo de Pentecostes o Papa Francisco falou sobre a mensagem aos presentes: “Hoje, no contexto muito apropriado de Pentecostes, é publicada a minha mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões, celebrado cada ano no mês de outubro. Que o Espírito Santo dê força a todos os missionários ad gentes e apoie a missão da Igreja no mundo inteiro. E que o Espírito Santo nos dê jovens - meninas e rapazes - fortes, que tenham vontade de anunciar o Evangelho. Peçamos isto hoje ao Espírito Santo”.

“Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária em 2016. O lema é extraído da narrativa da criação no livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). O projeto do Criador é maravilhoso, mas encontra-se ameaçado! A preocupação pela ecologia parte de dois gritos: o grito dos pobres que mais sofrem, e o grito da Terra que geme pela exploração. A temática retoma a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano e amplia a missão de cuidar da vida em todo o planeta.

Em sua Encíclica Laudato si, o papa Francisco adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66). E lança uma pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS 160). Em nossa Casa Comum, tudo está interligado, unido por laços invisíveis, como uma única família universal. E nós recebemos de Deus a missão de cuidar dessas relações. Isso tem a ver com a missão da Igreja.

Queremos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Diante da crise socioambiental, nem todos temos de ser especialistas e saber tudo, mas temos o dever de mudar nossos hábitos e apoiar ações práticas.

Participemos em nossa Paróquia neste mês de outubro da formação sobre o Catecismo no dia 10 e no dia 24, sempre às 20h. No dia 12 celebraremos a solenidade de nossa Senhora Aparecida com a missa às 19h. A partir do dia 14 até o dia 20 faremos o Cerco de Jericó após a missa da noite. No dia 20, quinta-feira, celebraremos Santa Madalena de Nagasaki, patrona da Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta com a missa às 19h. No dia 21 teremos a missa vocacional com as mães de Mônica e o Terço Luminoso na Praça. Nos dias 22 e 23 receberemos a visita de frei Joseph Shonibare, agostiniano missionário de Lábrea no Amazonas, que celebrará as missas e conscientizando-nos a colaborar com as missões.

Santa Maria, ícone sublime da humanidade redimida, modelo missionário para a Igreja, ensine a todos, homens, mulheres e famílias, a gerar e guardar por todo o lado a presença viva e misteriosa do Senhor Ressuscitado que renova e enche de jubilosa misericórdia as relações entre as pessoas de nossa Comunidade. Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!


Frei Alcimar Fioresi, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

REFLEXÃO MARIANA

Santa Maria! Mãe e sua autoridade espiritual
Ele, “Jesus, lhes era submisso” (Lc 2,51). 

Atualmente no mundo relativista e globalizado poucos sabem que o caminho da salvação se deu por meio dela, suas aceitação e missão. E, Deus quis que o Salvador viesse a nós por meio da ação do Espírito Santo com onipotência, onisciência e onipresença. Mas, Deus quis biologicamente a judia Maria (Gen 3,15), pois a autoridade materna de Maria sobre Jesus fez-se no cumprimento do mandamento de Honrar pai e mãe presente antecipadamente nos mandamentos dados duas vezes a Moisés e no primeiro milagre de Jesus, quando a agua se transformou em vinho nas bodas. E, este poder tem-la por ser Filha de Deus Pai, mãe de Deus Filho e esposa do Espírito Santo e daí se cumpre a profecia do gênesis : ”Ela te esmagará a cabeça”. É, portanto por Maria, mãe de Deus Filho, que devemos ir a Jesus, porque Jesus veio a nós pelo útero santo, imaculado, sacratíssimo d´Ela. Por este motivo na religiosidade popular principalmente na ladainha se diz a nova arca da aliança, o primeiro sacrário vivo, a mãe eucarística, etc. 

Maria é anunciada por São Gabriel a ser a Mãe de Deus e isto se deu por ser Jesus uma das três pessoas da Trindade, ou seja Ele é o Deus Redentor dos Homens, o Deus Filho. E Maria é Mãe d´Ele anunciada por Isabel, prima judia, que lhe disse: “A que devo a honra de receber a Mãe do meu Senhor?” (Lc 1,43). Por esta mariologia, no início do cristianismo, que a Patrologia latina e grega vai nos historificar que os santos chamaram-na de “Onipotência Suplicante”, isto é, a Mãe do Deus Uno na essência e Trino nas pessoas ontológicas e ela pode tudo com as suas súplicas diretamente entregues a seu Filho no trono celeste. Por isto foi reconhecida pelos cristãos primitivos como TEOTHOKOS, que quer dizer: Mãe de Deus (Gal 4,4). 

Poucos entendem o dogma dela sobre o título de Imaculada. Isto é, a mãe de Deus Filho Redentor foi concebida no seio de sua mãe (Santa Ana, que por idade e estado estava estéril) sem o pecado original, mesmo que todos os homens herdaram de Adão e Eva o pecado original. Maria foi preservada por graça e ação salvadora do pecado original a priori, por causa do sacrifício de Jesus na Cruz. Mas, vale lembrar que Deus antecipou para Ela a redenção e para Deus que é atemporal, metafísico, eterno e incognoscível o tempo não é obstáculo.

Este dogma, da Imaculada - foi proclamado, seis séculos depois de sua primeira defesa contra a Mariologia Dominicana Medieval, pelo Papa Pio IX, em 1854, solenemente. E, confirmado pela própria Virgem em Lourdes, quatro anos depois, quando disse à menina Bernadete: “Eu sou a Imaculada Conceição”, em 1858. Maria foi livre do pecado para que Jesus também o fosse; isto é, ela foi livre das cadeias do pecado original, da morte e de Satanás, para poder vencê-los e libertar a humanidade escrava. Diz-se: "Pode o puro, Jesus, vir dum ser impuro? "(Jo 14:4). 

Em sua Constituição Apostólica Ineffabilis Deus (8 de dezembro de 1854), que definiu oficialmente a Imaculada Conceição como dogma, o Papa Pio IX recorreu principalmente para a afirmação de Gênesis( 3:15), onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela", assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus. O verso "Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti", no Cântico dos Cânticos (4,7) é usado para defender a Imaculada Conceição. Conclui-se que por obediência Jesus foi submisso a Maria e a José porque o criador se fez sujeito à sua criatura “E Ele lhes era submisso” (Lc 2,51). Também no céu Maria continua Mãe de Jesus, a quem Ele tem a alegria de “obedecer”. Sendo Mãe de Deus, o Rei, Ela foi humilde, simples, silenciosa, sofredora. Maria só apareceu nas horas difíceis: Os humildes sempre são ocultos e Ela sempre foi, é e será a “cheia de graça” (Lc 1,30 e 28). 

Finalizando com uma Teologia Especulativa, em 1252 quando Santo Tomás contava apenas 27 anos de idade, ainda no início de sua atividade acadêmica em Paris, ele escreveu o seguinte: "Ao terceiro, respondo dizendo que se consegue a pureza pelo afastamento do contrário: por isso, pode haver alguma criatura que, entre as realidades criadas, nenhum seja mais pura do que ela, se não houver nela nenhum contágio do pecado; e tal foi a pureza da Virgem Santa, que foi imune do pecado original e do atual." (I Sent., d. 44, q. 1, a. 3).

Ela foi consagrada inteiramente a Deus e Maria sempre quis ser Virgem. Mas, Deus precisou dela para ser a Mãe de seu Filho unigênito. Como para Deus tudo é possível, Ele a preservou Virgem perpetuamente e este dogma mariano a Igreja ensina: Ela é “Virgem antes do parto, Virgem no parto e Virgem após o parto”. É uma glória que Deus quis lhe dar. É um dogma ex-Cathedra de fé proferido pelo Sagrado Magistério. Este é um milagre, que não pode ser entendido pelo método empírico da ciência. (Concílio de Cápua, Itália, ano 381). “Ninguém teria Cristo, o verbo, como Sumo Mediador e Redentor se Ele não tivesse preservado do Pecado Original (dado o Bem Supremo-preservação da culpa) ao menos alguém do Pecado Original” (Neoplatonismo Agostiniano do Beato João Duns Scotus –O.F.M). 


Prof. Adilson L.P. Oliveira


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

Significado e simbolismo de Nossa Senhora Aparecida


Vamos compreender todos os símbolos contidos na imagem de nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Ela é rica em significados, que trazem mensagens para a nossa vida.

Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição

Antes de começarmos a decifrar os símbolos, é preciso saber que a 'Santinha' que fica sob o manto de Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição. Trata-se de uma imagem feita no estilo barroco. Por isso, para quem desconhece, ela aparenta ser muito simples e até 'feia'. Porém, isso se deve à maneira de se confeccionar imagens de santos no período barroco. Mas quando compreendemos os significados contidos na imagem de Nossa Senhora da Conceição, nossa visão muda. Vamos, então, conhecer os símbolos da imagem.

 

A meia lua sob os pés de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de terracota encontrada pelos pescadores no Rio Parayba em 1717 tem uma característica peculiar que a define como Nossa Senhora da Conceição: a meia lua debaixo dos pés. Este símbolo tem dois significados profundos:

1. A lua não brilha por si mesma, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: 'de onde vem o brilho de Nossa Senhora'' a resposta só pode ser uma: 'de Jesus, seu filho'.

2. A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

AGENDA PAROQUIAL E LITÚRGICA


Dia
Semana
Temática
Horário
01
SAB
Confissão dos pais das crianças da Catequese- CMPM
Santa Teresinha do Menino Jesus VgDra, memória
9

18
02
DOM
27.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc  17,5-10(Fé humilde)

7,9,10h30
19
03
SEG
Confissão dos alunos da Catequese no CMPM
Bvs. André de Soveral, Ambrósio  Francisco Ferro Presbt. e Comps. Mts, memória
Terço dos Homens
13h30

19
20
04
TER
Confissão dos alunos da Catequese no CMPM
São Francisco de Assis
13h30
19
05
QUA
São Benedito, o Negro, Rlg, Mfac.
19
07
SEX
1ª sexta Adoração ao Santíssimo a partir das 9h00 com Bênção do Santíssimo
Nossa Senhora do Rosário
19
08
SAB
PRIMEIRA EUCARISTIA DO CMPM
10h
09
DOM
28.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 17,11-19(Cura de dez leprosos)
7,9,10h30
19
10
     SEG
Santo Tomás de Vilanova, Bispo. Patrono dos Estudos da Ordem
Formação na Paróquia
19

20
12
     QUA
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, Padroeira do Brasil- Solenidade
Jo 2,1-11(Bodas de Caná)
19
13
     QUI
Comemoração de todos os Benfeitores Falecidos da Ordem.
19
14-20

CERCO DE JERICÓ APÓS AS MISSAS DA NOITE

15
    SAB
Santa Teresa de Jesus Vg Dra, memória
18
16
DOM
29.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 18,1-8(Juiz iníquo e viúva)
7,9,10h30
19
17
SEG
Sto. Inácio de Antioquia BMt, memória
19
18
TER
São Lucas Evangelista
19
20
QUI
Santa Madalena de Nagasaki
Preparação para o Batismo
Retiro dos Religiosos
19
20
21
SEX
Missa Vocacional com as Mães de Mônica e Terço Luminoso na Praça
19
22
SAB
Feijoada –“Voz dos Pobres”
Missa de Santa Rita
12
15
23
DOM
30.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 18, 9-14(O fariseu e o publicano)
Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária
Visita do Missionário Joseph Shonibare
7,9,10h30
19
24
SEG
Formação na Paróquia
20
25
TER
São João Stone, Presb. Mártir. Memória
19




28
SEX
Ss. Simão e Judas Tadeu Apsm festa
19
29
SAB
Bazar Beneficente

8

30
DOM
31.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 19, 1-10
7,9,10h30
19




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

MENSAGEM DO DÍZIMO

ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS

O dízimo ajuda a evangelizar


O fiel dizimista tem consciência que o Dízimo, além de uma fonte de recursos para o apostolado, é também um instrumento direto de evangelização na medida em que a atitude de fidelidade do dizimista questiona o não dizimista. É muito frequente que a pessoa que não assume a condição de dizimista, não o faça por ser demasiadamente apegada ao dinheiro no qual acaba se apoiando, ao invés de se apoiar em Deus. E não se pode servir a dois senhores, conforme nos atesta o Evangelho.

Na evangelização o testemunho sempre foi, é e será fundamental e aquele que prega o Evangelho, mas exclui de sua prática a coerência de vida com a pregação – estará fadado ao insucesso em sua missão de evangelizar e corre mesmo o risco de não ser reconhecido pelo Senhor no último dia, se não vier a harmonizar a sua conduta com o Evangelho.

É sempre oportuno examinarmo-nos e avaliar a nossa caminhada.

Estamos sendo fiéis?! Temos plena consciência da nossa missão? Qual o papel que o Dízimo ocupa em nossa vida de batizados?!

É absolutamente certo que todos nós desejamos responder sim ao chamado que o Senhor nos faz, mas também é preciso que nos convençamos com toda certeza e confiança que o Dízimo nos ajuda a evangelizar!

Dizimistas aniversariantes em Outubro

Alexandra de Souza Rodrigues
Antonia Aparecida Franchin Zaninetti
Aparecida de Pieri
Claudia Regina Candido
Eduardo Abel Marques Rodrigues
Elsio Silvestre Trombeta
Givanildo Rodrigues
Hilda Donatelli
Ivone Nakashima
Ivonete Sacramento dos Santos
Jandyra Godinho
José Estevam de Souza neto
Katia Felippe Ohtani
Leonardo Altafini
Luiz Gomes dos Santos
Maria Rosa Negri da Silva
Marlene Sapateiro
Raquel Ap. Adornato
Rodrigo Orlov
Rogério Lopes Pereira
Terezinha Lino Gonçalves Bonfim

Valentina do Socorro Carvalho Pedroso


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Outubro de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa – SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br