sábado, 4 de junho de 2016

PALAVRA DO PÁROCO

Festa Junina, Quermesse da Unidade

“Vejam como é bom, como é agradável os irmãos viverem unidos. É como óleo fino sobre a cabeça, descendo pela barba, a barba de Aarão; descendo sobre a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, descendo sobre os montes de Sião. Porque aí Javé manda a bênção e a vida para sempre” (Salmo 133, Bíblia da CNBB).

Existem duas explicações para o termo “festa junina”. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

Na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. No interior de São Paulo ainda se mantém a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueira.

A festa junina é a segunda maior festa comemorada no Brasil perdendo somente para o carnaval. É uma festa de celebração aos três mais importantes santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Com o avanço do cristianismo, a Igreja preservou e incorporou essas tradições também como forma de conseguir mais popularidade. No século VI, os ritos da festa do dia do solstício de verão, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, dia 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio, dia 13 e São Pedro, dia 29.

Durante o mês de junho faremos a nossa tradicional quermesse. Momento forte de confraternizar e arrecadar fundos para serem aplicados em manutenção e reformas da Paróquia. Por isso a importância de todos colaborarem e ajudarem na divulgação e na participação do evento. A quermesse é realizada no salão abaixo da Igreja com a participação de membros das pastorais e movimentos da Paróquia. É um ambiente familiar onde temos diversão para as crianças, comidas e bebidas para os jovens, adultos e idosos.

A quermesse envolve todas as pastorais, movimentos e as famílias. É um modo de servir a Deus no trabalho em comunidade. É oportunidade de vivenciar a fé na unidade em solidariedade. Espero que neste ano continuem todos trabalhando unidos pelo Reino de Deus. A comunidade reunida é sinal sacramental da presença de Cristo. Venha participar conosco! Sua presença é a alegria da nossa comunidade. Que sejamos sinais de amor verdadeiro na comunidade em que vivemos e testemunhemos o amor a Deus e ao amor ao próximo.

Por fim, durante este mês de junho celebraremos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus na primeira sexta-feira do mês. Além da festa dos santos juninos iremos receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 18 a 25. Haverá uma programação especial para que todos possam vir e rezar diante da imagem que se prepara para celebrar seus 300 anos de aparição. Será um momento forte de oração e devoção mariana em nossa Paróquia. Que Maria passe na frente e abra todos os caminhos que nos conduzem a seu Filho Jesus. Amém.


Frei Alcimar Fioresi, OAR.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO CATÓLICOS


Como sabemos, namoro é tempo de conhecimento mútuo, de revelação um ao outro, de alegria serena e de descoberta do amor. E, que ambos possam pensar sobre suas escolhas e desejos antes de formarem uma família. Namoro é um período em que o rapaz e a moça procuram conhecer-se em preparação para um compromisso mais sério: o casamento.

O namoro deve ser visto como um ato de amor, não como diversão, pois você estará desrespeitando um templo de Deus. Atualmente, a sociedade vem usando o termo  ‘FICAR’, que possui uma conotação anti-cristã, pois representa: Desonestidade, Desconfiança, Descompromisso, Superficialidade, Desrespeito contra vida, Não valoriza o verdadeiro amor, Infidelidade, Impureza, Indecisão, Perversidade, Ato de pura atração Física,...

O relacionamento entre duas pessoas cristãs deve ser sincero, honesto, fraterno, compromissado e, principalmente, santo! “Sereis santos porque Eu sou santo”, nos diz a Sagrada Escritura (Lv 11, 45). Lembremo-nos que não basta crer, é preciso viver a fé!! Os textos sagrados nos doutrinam, e nos dizem: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.” (1Jo 3, 18) E, mais: “E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?” (Jo 11, 26). 

Nada deve ser feito sem pensar muito. O ditado diz: “A pressa é a inimiga da perfeição” e observar é a principal arma que nós temos para evitar desilusões, sofrimentos, desapontamentos e arrependimentos futuros. O que vale mesmo é o interior e não o exterior. “Sede sóbrios e vigiai. (1Pd 5, 8)

O Noivado, especialmente, é um ato mais firme que o namoro, pois ambos têm um pouco mais de certeza do sentimento que sentem um pelo outro e querem ampliar seu compromisso. Ele é um passo mais concreto do futuro que o casal deseja para si. Para o verdadeiro cristão esses três estágios (namoro, noivado e matrimônio) precisam ser percorridos, pois são dons de Deus para a sua vida, são sacramentos vivos para que juntos, possam planejar e estruturar sua futura família, o casal possa caminhar na Graça Absoluta de Deus.

Lembre-se que você é diferente, proclama o texto sagrado: “Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele.” (1Jo 2, 4) “aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.” (1Jo 2, 6). Se no decorrer desta longa caminhada, você perceber que o outro não está caminhando junto, é o momento de repensar o namoro e talvez até desfazê-lo. A sociedade prega que o casal deve ter relações sexuais quando quiserem, contudo, a Bíblia nos diz claramente: “Mas, se não podem guardar a castidade, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.” (1Cor 7, 9). E, o catecismo nos ensina para que o "sim" dos esposos seja um ato livre e responsável e para que a aliança matrimonial tenha bases humanas e cristãs sólidas e duráveis, a preparação para o casamento é de primeira importância: O exemplo e o ensinamento dos pais e da família continuam sendo o caminho privilegiado desta preparação (C.I.C. §1632).

No matrimônio, homem e mulher doam seus corpos, constituem uma só carne e tornam-se instrumentos de Deus na formação de uma família e na geração de novas vidas. Nele, vemos a completa união do casal. Ele é para toda a vida! A Sagrada Escritura nos da uma ordem: “Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros”(Hb 13, 4). Jesus foi muito claro quando afirmou a indissolubilidade do casamento.  “Não separe, pois, o homem o que Deus uniu (...) Ele disse-lhes: Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério." (Mt 10, 9-12) Porém, morrendo o marido, fica desligada da lei, de maneira que, sem se tornar adúltera, poderá casar-se com outro homem.” (Rm 7, 2-3).

Na epiclese deste sacramento, diz o catecismo (§1624), os esposos recebem o Espírito Santo como comunhão de amor de Cristo e da Igreja (Cf Ef 5,32). Logo, Cristo é a fonte desta graça. "Como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com seu povo, assim agora o Salvador dos homens, Esposo da Igreja, vem ao encontro dos cônjuges cristãos pelo sacramento do Matrimônio ." Permanece com eles, concede-lhes a força de segui-lo levando sua cruz e de levantar-se depois da queda, perdoar-se mutuamente, carregar o fardo uns dos outros , "submeter-se uns aos outros no temor de Cristo" (Ef 5,21) e amar-se com um amor sobrenatural, delicado e fecundo. Nas alegrias de seu amor e de sua vida familiar, Ele lhes dá, aqui na terra, um antegozo do festim de núpcias do Cordeiro.

O casal ideal é o de dois cristãos unidos por uma única esperança, um único desejo, uma única disciplina, o mesmo serviço. Ambos, filhos de um mesmo Pai, servos de um mesmo Senhor. Nada pode separá-los, nem no espírito nem na carne; ao contrário, eles são verdadeiramente dois numa só carne. Onde a carne é uma só, um também é o espírito.


Prof. Adilson L. P. Oliveira


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

AGENDA PAROQUIAL E LITÚRGICA


DIA
SEMANA
EVENTO
HORÁRIO
01
QUA
São Justino, Mt, memória
19h
03
SEX
Adoração do Santíssimo-Bênção do Santíssimo e Missa
Sagrado Coração de Jesus, Solenidade
Lc 15,3-7. Dia de Oração pela santificação do clero.
Peregrinação do Clero na Sé

19h



9h-11,30h
04
SAB
Imaculado Coração de Maria, Memória
Lc 2,41-51
Quermesse Colégio Madre Paula Montalt
Reunião do Conselho Pastoral Regional na Paróquia São Domingos Sávio.
18h

11h
8h às 12h
05
DOM
10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 7,11-17( Ressurreição da viúva de Naim).
Concentração do Apostolado da Oração em Aparecida(SP).
Quermesse
7-9h30-
10h30-18


06
SEG
Terço dos Homens
20h
07
TER
REUNIÃO DO CPP
20h
09
QUI
São José de Anchieta, Presb, memória
19h
11
SAB
São Barnabé, Apóstolo, memória
Quermesse
18h
19h
12
DOM
11.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 7,36-8,3 ou mais breve: Lc 7,36-50(Pecadora no festim).- Missa da Família
QUERMESSE
7-9h30-
10h30-18h
13
SEG
Santo Antônio de Pádua, Presb.Dr, memória
19h
14
TER
Reunião do Clero da Região- Cúria da Lapa
9h
16
QUI
Retiro dos Religiosos

18
a
25
SAB
Missa
Quermesse
VISITA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
18h
19h
19
DOM
12.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 9,18-24(Profissão de fé de Pedro e primeiro anúncio da paixão).
Domingo do Dízimo
Visita de Nossa Senhora Aparecida
7-9h30-
10h30-18h
21
TER
São Luís Gonzaga, Rlg, memória
19h
22
QUA
Missa em louvor a Santa Rita de Cássia
15h
24
SEX
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Lc 1,57-66.80
19h
25
SAB
Missa e Visita de Nossa Senhora Aparecida
Quermesse
18h
19h
26
DOM

13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Lc 9,51-62(Seguir a Cristo). Batizados
7-9h30-
10h30- 11h30
18h
27
SEG

Missa Vocacional e Mães Mônica
19h
29
QUA
Atendimento Jurídico com Posto de Saúde para carentes
14h



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br

DÍZIMO E DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES


O Dízimo é uma fonte de bênçãos. O Dízimo é uma via de mão dupla à medida que somos generosos. Deus é também generoso conosco. Só podemos receber, quando a porta do nosso coração se abre para dar.

Misericórdia é dar o coração a quem necessite.

Não há virtude alguma na prática do Dízimo, se não vier acompanhada da prática da justiça e da fraternidade.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Alexandre Paes de Amaral
Aparecida de Carvalho Salcedo
Cícera Ferreira Silva
Cícero Xavier da Silva
Clarisse Zanolo Berto
Cleide Tonato Moraes
Conceição de Oliveira
Denise Gianotti Barossi
Ernesto Clara
Ester Ramos Gomes
Francisca Di Bastiani Becker
Francisco Rodrigues Gomes
Joana Maria Bonifácio
Jonas Jankaukas
José Carlos Ferreira
Josinete Farias Araujo
Katia Filka Lopes Bonfim
Lazara dos Santos Antunes
Lúcia Enriete Luchetta
Maria da Penha Gatti
Maria José da Silva Xavier
Maria Sarah Pereira
Marilda Contrucci Capelloto
Osmar Severino
Terezinha Ferreira Furtado
Terezinha Silveira dos Santos
Zuleika Gonçalves Bucciarelli


PARABÉNS!!!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br