sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS




O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.

Nas Eleições 2016 os eleitores vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

O segundo turno é realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si.

As eleições estão chegando. Ao que tudo indica, este não será o evento do ano na política (afinal, o impeachment roubou a cena), mas ainda assim é um dos pontos altos da nossa democracia, um momento em que nós, eleitores, podemos exercer o papel de protagonistas. Afinal, a escolha está em nossas mãos.
Mas as condições sob as quais as campanhas e as eleições de prefeitos e vereadores deste ano acontecerão serão um pouco diferentes do habitual. Veja como alguns fatores que pouco têm a ver com os municípios podem afetar a forma como se desenrolarão essas eleições:

OS CANDIDATOS: MAIS DO MESMO?

Apesar de um cenário político profundamente conturbado, com grandes mudanças nos mais altos cargos do nosso país, a tendência é que os mesmos candidatos e partidos continuem a dominar a cena nos municípios neste ano.

E com a campanha mais curta, os nomes mais conhecidos têm uma vantagem a mais sobre os desconhecidos: o pouco tempo que estes têm para se apresentar ao eleitor.

COMO O ELEITOR REAGIRÁ À FALTA DE OPÇÕES?

Com os mesmos partidos e candidatos dominando a cena, e menos tempo para candidatos novos e desconhecidos se destacarem, como o eleitor fará sua escolha? É bem possível que ele responda com voto nulo ou em branco, ou que nem compareça às urnas. Maior taxa de abstenção e menor proporção de votos válidos são possibilidades reais.

Evidentemente, essa não é a melhor resposta – e você não a adotará, certo? Acreditamos que é possível fazer um voto consciente sempre, mesmo nas circunstâncias atuais.

INFLUÊNCIA DO CENÁRIO NACIONAL NA DISPUTA MUNICIPAL

As eleições de alguns municípios tendem a ser nacionalizadas. Em São Paulo, por exemplo, o prefeito Fernando Haddad, do PT, deve encontrar muita dificuldade para conseguir a reeleição justamente porque o PT – partido que esteve na presidência do país nos últimos 13 anos – alcançou um nível de rejeição muito alto entre os eleitores paulistanos.

É bem possível que o foco das campanhas passe dos problemas locais para os problemas nacionais. O ideal seria que as eleições municipais fossem voltadas para discutir problemas próprios dos municípios e cidades. Não se esqueça de fazer essa reflexão! Quem são os candidatos do meu município? O que eles representam? O que eles querem mudar na minha cidade?

MENOS REELEIÇÕES? A ECONOMIA EXPLICA

Com a economia brasileira em crise, é bem possível que menos prefeitos se reelejam. As cidades estão sentindo os efeitos de recessão, inflação e desemprego altos. Isso se reflete em uma menor aprovação dos gestores dos municípios, que também estão sentindo o período de vacas magras.

Campanha menor, distrações, falta de opções… Como o eleitor deve se portar diante desse quadro? Recomendamos que você avalie o trabalho da sua prefeitura e descubra as propostas dos candidatos. Não se prenda apenas ao cenário nacional, afinal você estará escolhendo os gestores que cuidarão dos problemas locais nos próximos quatro anos.

 

COMO FAZER UM BOM VOTO?

Campanha menor, distrações, falta de opções… Como o eleitor deve se portar diante desse quadro? Recomendamos que você avalie o trabalho da sua prefeitura e descubra as propostas dos candidatos. Não se prenda apenas ao cenário nacional, afinal você estará escolhendo os gestores que cuidarão dos problemas locais nos próximos quatro anos.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Setembro de 2016Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval NevesResponsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SPSite da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br