sábado, 2 de abril de 2016

VIVENCIANDO O TEMPO PASCAL

Jesus ressuscitou! Aleluia!

Entramos agora no Tempo Pascal, marcado pela alegria da Ressurreição, dom maior do Senhor à Sua Igreja, e pela presença do Ressuscitado na comunidade cristã. Ele se faz presente de modo especial pelo serviço e pela caridade dos cristãos. A Páscoa é a festa que se celebra cinqüenta dias até Pentecostes. Ela se prolonga nesses cinqüenta dias e nos convoca a anunciar a presença do Ressuscitado entre nós. Somos chamados a ser testemunhas da esperança.

Vivemos agora um tempo de alegria e exultação, onde todos fazemos a mesma experiência que os apóstolos fizeram outrora. Alegria pela presença do Senhor em nosso meio. Ele venceu o último e maior inimigo do ser humano: a morte. Esta já não mais amedronta nossa existência. Ela não tem mais a última palavra. A vida é mais forte que a morte e esta é sempre a nossa maior certeza. Vivemos iluminados por esta esperança.

A espiritualidade pascal é de atos, de ações concretas em favor da vida. Estes atos são o testemunho dos discípulos e da comunidade primitiva de que Jesus está vivo no mundo. Ele morreu, mas Deus o ressuscitou para mostrar ao mundo que tudo que Ele fez e disse era verdade plena. E quem o segue não vive nas trevas, mas terá a luz da Vida.

Para a Igreja hoje, essa espiritualidade pascal é também uma espiritualidade de atos e ações. Não mais dos Apóstolos, mas agora dos cristãos de hoje, nós. Ações que testemunhem de fato nossa fé no Ressuscitado, ações que geram vida e esperança no mundo, ações que defendem a vida, que se colocam a serviço da vida onde quer que ela se encontre e precise de cuidados e compaixão.

Pelo seu testemunho a Igreja continua hoje a escrever o Livro do Ato dos Apóstolos, apóstolos e discípulos de hoje, os cristãos. Na defesa da vida e da Criação, no respeito reverente a todas as formas de vida no planeta proclamamos que o Senhor vive para sempre no meio de nós. Nosso destino é a Vida e não a Morte. Somos todos peregrinos da Esperança, pois sabemos em quem confiamos. Amém. Aleluia.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Abril de 2016
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquiahttp://www.pnslourdes.com.br