quarta-feira, 3 de junho de 2015

PALAVRA DO PÁROCO

Festejar é bom!

Todos nós que participamos de nossa Paróquia temos momentos fortes de Oração. Também não faltam oportunidades para Festas. No mês passado em especial dia 22, dia de Santa Rita, foi uma linda festa! As Missas com participação total dos devotos e também o Chá estava uma delícia.

Neste mês de junho não será diferente. Acontece nossa tradicional Quermesse. É uma Festa de Família para Famílias, com participação de Escolas e o Grupo da Terceira Idade. E as comidas típicas das Festas Juninas.

Graça maior é a dedicação de cada um que trabalha voluntariamente para o bem de nossa Paróquia. São pessoas que há muito tempo têm essa dedicação e outros são novatos, todos unidos pelo mesmo alvo: o amor a Cristo, amor ao irmão, amor pela comunidade. É um mês cansativo para o físico, para o espírito é uma benção de Deus, com a proteção de N. Senhora de Lourdes.

Não poderia como Pároco deixar de manifestar toda minha gratidão e o meu muito obrigado em nome de nossa paróquia. Fica uma Benção especial a todas as Famílias que participarão de nossa Quermesse, uma Benção especial e tendo a proteção de Nossas Mães, a Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.

Eu só posso dizer Deus os Abençoe!

Vamos rezar com Santo Agostinho:

Ó Beleza sempre antiga e sempre nova

Ó Beleza sempre antiga e sempre nova
Tarde demais eu amei! No entanto, tu estavas
dentro e fora de mim, mas eu só te procurava
fora; eu me lançava sobre as belezas  criadas.
que, fora de ti, nada seriam.

Tu estavas comigo, mas eu não estava
contigo, porque aquelas criaturas me haviam
afastado de ti, elas que, enquanto fora de ti,
seriam sem beleza.

Desfaleci atrás de ti. Experimentei tua doçura.
Tu me tocaste e eu ardi no desejo de tua paz.

Quando eu estiver ligado a ti, com o todo o meu ser,
Não haverá mais, para mim, nem dor, nem pena e
Vivente será minha vida, toda cheia de ti.


Frei Egisto  Cansian, OAR.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

SOLENIDADES E FESTAS DE JUNHO

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – 04 DE JUNHO


Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Em 2013, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de Maio.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – 12 DE JUNHO


A origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus se deve a santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa da Ordem da Visitação.

Ela teve revelações de Jesus Cristo e foi incumbida de divulgar no mundo esta devoção.

Jesus apareceu por três vezes a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673, 1674 e 1675. Esta devoção foi aprovada pela Igreja e incentivada por vários Papas.

O Papa Pio XII na encíclica “Haurietis aquas” insiste que o próprio Jesus toma a iniciativa de nos apresentar o seu Coração como fonte de reparação (dos pecados) e paz. “Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e eu vos aliviarei”

Num tempo de descristianização esta devoção ajudou a manter a fidelidade a Cristo e sua Igreja.

Entre outras promessas Jesus promete aquele que tiver esta devoção:
- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração.
- Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
- Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.

É muito conhecida também a promessa de graças especiais e a salvação a aqueles que fazem a comunhão nas primeiras sextas-feiras de cada mês, durante nove meses.

Muito semelhante a esta devoção é a devoção a Divina Misericórdia, cuja divulgação devemos a Santa Faustina e a São João Paulo II.

Atualmente a devoção ao Sagrado Coração de Jesus está espalhada no mundo inteiro. É raro uma paróquia que não tenha o Apostolado da Oração. Esta associação se dedica ao Sagrado Coração de Jesus e é uma força atuante nas paróquias, com muita dedicação e ajuda aos trabalhos promovidos nas comunidades. Não obstante a criação de tantos novos movimentos o Apostolado da Oração continua firme e conta com milhões de associados.

Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe você e sua família.


SÃO PEDRO E SÃO PAULO -  DIA DO PAPA - 28 DE JUNHO


Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada desde tempos remotíssimos, ensina-nos que a Igreja, na qual cremos, está alicerçada sobre o fundamento dos apóstolos, consoante as palavras do próprio Cristo: “Quem vos ouve, a mim ouve”. Sim, a fé que hoje professamos, depois de dois mil anos, é a mesma professada pelos apóstolos escolhidos e enviados por Cristo. O Espírito atua na Igreja de modo a torná-la, sob a proteção dos mesmos apóstolos colocados à sua frente e conduzida pelos seus legítimos sucessores, depositária e fiel mensageira do Evangelho da Vida.

Pedro e Paulo, cada qual a seu modo, contribuíram eficazmente para edificar a Casa de Deus neste mundo como sinal da Morada Eterna que nos é prometida em Cristo. Pedro, escolhido por Jesus para ser o chefe dos apóstolos e de toda a Igreja, soube apascentar as ovelhas e os cordeiros que lhe foram confiados, confirmando-lhes a fé com o derramamento do próprio sangue. Paulo, agraciado com o dom da verdadeira conversão ao Evangelho, tornou-se, por disposição mesma do Senhor, o grande apóstolo dos gentios e o incomparável defensor da gratuidade da salvação, vindo, à semelhança de Pedro, a derramar o seu sangue como supremo testemunho da fé que tão zelosamente anunciava com muitas renúncias e provações.

Ao celebrarmos os dois insignes apóstolos, lembramo-nos naturalmente do Papa, a quem cabe, em primeiro lugar, guardar, defender, anunciar e testemunhar a fé que herdamos de Pedro e Paulo. Bento XVI é hoje o grande apóstolo do Evangelho que nos dá a Vida verdadeira. Como sucessor de Pedro e herdeiro de seu carisma-ministério, preside hoje à caridade, apascentando com zelo os fiéis que lhe são confiados. Mas é também chamado, a exemplo de Paulo, a desgastar-se de todos os modos, a fim de que a Palavra de Deus atinja os corações e, assim, o mundo se renove na esperança que vem da firmeza de Deus. Bento XVI tem desempenhado muito bem seu ofício de propagador da fé e da beleza da salvação. Notáveis são suas palavras e ensinamentos, carregados de profundo significado e sabedoria, dirigidos para um mundo aparentemente mais distante de Cristo e da sua Igreja. Os ensinamentos do Papa são capazes de interpelar as consciências e fazê-las pensar, e a Igreja, sem dúvida, tem sido levada, com Bento XVI, a aprofundar-se no conhecimento de suas raízes.


Que São Pedro e São Paulo intercedam sempre pela Igreja que lhes custou o sangue, proteja o Santo Padre Bento XVI e alcancem para todos nós a graça de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo na aurora do século XXI!

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

COMO UM NAMORO CRISTÃO DEVE SER

Por Leandro e Aline Almeida


Olá povo lindo! Queremos abordar aqui quatro princípios essenciais para que um namoro cristão dê certo. Ressalto que, para um relacionamento ser bem sucedido, depende essencialmente das pessoas envolvidas nele, e não nos fatores externos. Sem demora, lá vai.

1. COM PROPÓSITO
Somos guiados por aquilo que temos como propósito. Se você será um bom funcionário em uma empresa, isso depende do propósito pelo qual você está ali. Sua motivação irá fazer com que você tenha atitudes condizentes com o propósito que tem. Um namoro cristão que não tem por objetivo o casamento pode sim levar ambos para a perdição. Sendo assim, não existe motivo para existência desse relacionamento. Não estamos dizendo que deve-se iniciar um namoro com a data do casamento marcada. Não. Mas deve-se ter no coração o propósito do casamento, pois se forem guiados por tal propósito, tudo o que se fizer nessa jornada será orientado e direcionado por ele. O propósito tem força para te impedir de acabar mal e te fortalecer para vencer as adversidades e tentações.

2. COM RESPONSABILIDADE
Ir até a casa da moça e pedir aos pais a permissão para namorar não são coisas do passado, é coisa de responsável. Acatar as direções dadas pelos pais e líderes fortalece esse principio. Responsabilidade traz credibilidade. Quanto mais responsabilidade um tiver com o outro e, principalmente, consigo mesmo, mais sólido e maduro será esse relacionamento. A irresponsabilidade deixa qualquer um inconseqüente. Faz o que "dá na telha". Não ouve opinião dos outros, principalmente dos pais e líderes... Faz você criar desculpas para atitudes imaturas. Enfim, ela faz você se afundar sem ter a noção do "tamanho do buraco". Se estiver assim, é a hora de acordar. Levante-se! Você não é mais menino (a). Seja responsável.

3. COM PACIÊNCIA
O namoro é um ótimo lugar para se exercer uma bela característica do fruto do espírito: a paciência. Se existe algo que todo casal de namorados necessita é disso. A paciência é uma virtude que te ajuda a viver o melhor de Deus na hora certa. Tantos atropelam as fases da vida e se destroem deixando de viver algo poderoso e maravilhoso: a família saudável. Você define como será seu casamento agora no seu namoro. Se você planta paciência em seu namoro, certamente irá colher coisas preciosas em seu casamento. Espere!

4. COM SANTIDADE
Esse é um dos temas mais falados por nós e muitos que ministram sobre relacionamento. Mas é um princípio extremamente necessário para os "pombinhos". Sem santidade vivemos fora do plano de Deus. Sem santidade estragamos tudo. Muitos entram em um relacionamento direcionados pelo Espírito, fazem tudo corretamente - oram, jejuam - e, quando abandonam a santidade, se vêem sozinhos e perguntam se Deus realmente estava nisso. Ele até estava, mas por causa da escolha pelo pecado, Ele se distancia.

Deus é o maior interessado em que você dê certo no relacionamento. Ele é o maior interessado em seu casamento. Portanto, reavalie seus propósitos no relacionamento. Verifique se o nível de responsabilidade está "ok" e se existe paciência e santidade nisso. 
Se assim for, você está num caminho maravilhoso para um excelente casamento.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

AGENDA PAROQUIAL - JUNHO / 2015


01
SEG
Terço dos Homens às 20h00
04
QUI
SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO, Solenidade
Missas às 9h00 no CEAGESP e 19h00 na Matriz
05
SEX
1ª sexta Adoração ao Santíssimo a partir das 9h00 e Missa com Bênção do Santíssimo às 19h00
06
SAB
Quermesse
07
DOM
10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mc 3,20-35 (Jesus em casa ensinando)
Quermesse
09
TER
São José de Anchieta Presbítero - Memória.
11
QUI
São Barnabé, Apóstolo - Memória.
12
SEX
Sagrado Coração de Jesus. Solenidade às 18h00
13
SAB
Santo Antônio de Pádua.
Imaculado Coração de Maria, Memória.
Quermesse Colégio Madre Paula Montalt
14
DOM
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mc 4,26-34 (A semente e o grão de mostarda)
Missa da Família às 19h00
20
SAB
Quermesse
21
DOM
12.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Mc 4,35-41 (Tempestade no lago).
Quermesse
22
SEG
Missa de Santa Rita  às 15h00
24
QUA
Natividade de São João Batista, Solenidade
27
SAB
Quermesse
28
DOM
13.º Domingo DO TEMPO COMUM
SÃO PEDRO E SÃO PAULO, Apóstolos, solenidade.
Mt 16,13-19 (Tu és Pedro)
Quermesse



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

CONHECENDO OS NOSSOS PAROQUIANOS

Dia de Pentecostes. Ao entrevistarmos nossa família paroquiana, neste dia tão especial e marcante para nós católicos, me dei a liberdade de colocar um título: “Celebrando Pentecostes”.

Sim, temos vários motivos para celebrar com eles, com vocês. Primeiro, que não foi uma entrevista, foi um testemunho de fé. Segundo, porque são a prova viva de que o Espírito Santo operou milagres em suas vidas e opera também na nossa diariamente, mesmo que a gente não perceba!

Carlos e Márcia Campos são de Arapitanga, Mato Grosso. Ela de família católica, tinha apenas 16 anos, era da RCC, muito atuante com os jovens de sua paróquia(Nossa Senhora de Fátima) e com um programa de rádio também voltado a eles, chamado “Ouça a Juventude”. Carlos, com 19 anos, era de família evangélica, mas não a freqüentava. Trabalhava e também vivia para as coisas mundanas. Dizem que os opostos se atraem. Numa festa de 15 anos eles se conheceram, começaram a namorar e tudo foi ficando tão sério que surgiu a gravidez de sua filha Karla.

Para Márcia, aquilo representou o fim como fervorosa atuante na Igreja, pois como ela explicar aos jovens que sejam castos até o casamento e que se preservem, se ela não tinha dado o exemplo? Culpou-se, julgou-se muito por isso e se afastou da Igreja por 18 anos.

Carlos assumiu as responsabilidades da nova família com Márcia: casaram-se no dia 24/01/1997. Antes ele foi batizado e fez a primeira comunhão apenas para seguir o protocolo. Como ele trabalha em um grande frigorífico, passa alguns anos em uma Cidade/Estado e é transferido periodicamente para outro lugar. Moraram a primeira vez próximo à nossa paróquia, de 2004 a 2007. Tiveram também Felipe, hoje com 5 anos.

Em todos esses anos, Márcia mesmo afastada da Igreja foi uma esposa dedicada, mãe amorosa e sempre sofreu com o estilo de vida que o marido levava: farra, bebidas, atitudes irresponsáveis. Nunca o abandonou. Chorava e também rezava por ele, bem como sua mãe, dona Matilde. Esse sofrimento todo durou 18 anos. Carlos confessa que era ambicioso, materialista, orgulhoso e que bebia muito mesmo.

Morando há um tempo novamente em nosso bairro, em 2012, Carlos sofreu um acidente de carro na Rua Clélia. Um amigo havia lhe dado de presente um chaveiro com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No momento do acidente, a única coisa que saiu intacta do carro (com perda total) foi o chaveiro e Carlos saiu ileso sem nenhum arranhão.

Em 2013 começou a sentir tanta dor que achava até se tratar de um câncer. Foi diagnosticada uma séria hérnia de disco. Como Márcia sempre assistia a TV Canção Nova, estava apurada em seus afazeres na cozinha e Carlos se sentou na sala para ver um pouco a televisão. Era uma palestra do Padre Roger. De repente, ele profetizou que via um rapaz numa casa sofrendo com hérnia de disco e que ele iria se curar. Disse que a luz entraria na casa dele, de sua família e que as trevas sairiam. Carlos, naquele momento ajoelhou em frente à tevê, sabendo que aquelas palavras eram todas para ele e chorou muito. Márcia tomou um susto ao receber a ligação de sua mãe Dona Matilde falando sobre o que acabara de ver na televisão. Todos choraram muito e nos dias seguintes Carlos foi curado da hérnia.

Depois desse episódio, Carlos veio à nossa paróquia se confessar, pois era Semana Santa e foi até confundido como sendo padre ( ao entrar na Igreja lhe deram uma túnica!) pois estavam chegando os padres da região para ouvir as confissões. A partir daí, Carlos começou a freqüentar o Grupo de Oração, convidado pelo senhor Luís. Convidava Márcia, mas sem sucesso. Ficou indo ao Grupo sozinho durante 6 meses até que convidou sua filha Karla. Ela foi e gostou muito. O "Seu Luís" lhe ofereceu a Imagem de Nossa Senhora Aparecida para rezar em sua casa. Márcia, ao ver a imagem dentro de casa ficou muito emocionada. Irredutível em sua posição sobre ir à Igreja, nessa semana ela sonhou com Nossa Senhora e ao acordar entendeu que a Mãe veio buscá-la em casa.

Na semana seguinte quem estava no Grupo de Oração cantando com a Karla e o seu Luís na equipe de música? Márcia! Desde então fez as pazes com sua consciência, voltou a freqüentar também as missas. Seu casamento se revigorou e se fortificou no amor de Deus. Carlos já fez o Curso para Ministro da Eucaristia e se prepara para a sua posse. Lembram-se do chaveiro de Nossa Senhora Aparecida do acidente de carro? Há um ano atrás o Seu Luís o presenteou com outro chaveiro igual, mas sem saber da história. Carlos lhe revelou o acontecido e o seu Luís ficou emocionado.

Mensagem do casal aos leitores e paroquianos: O amor de Deus é incondicional, a verdadeira felicidade está em Deus. Contem sempre com a intercessão da Mãe, pois Ela nos leva pela mão!

Venha conhecer o Grupo de Oração, sempre às Quartas-Feiras, às 20h00.


Feliz Pentecostes!

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

NOTÍCIAS DA IGREJA: PARÓQUIA N.SRA. LOURDES

Missa dia das Mães e Missa da Família

A Paróquia celebrou com esmero o segundo domingo de maio, Domingo do Dia das Mães. Veja as fotos na galeria do nosso site: www.pnslourdes.com.br

Na missa das 19h00, além de homenagear as Mães, como era também a Missa da Família, alguns casais renovaram o seu Sim e foram abençoados pelo presidente da Celebração, Frei Marcus Vinicius (confira as fotos na galeria de fotos do nosso site).

Terço dos Homens

No dia 04 de maio aconteceu mais um TERÇO DOS HOMENS, desta vez com a presença especial do nosso caríssimo Bispo da Região Episcopal Lapa, Dom Júlio Endi Akamene. (confira as fotos na galeria do nosso site).

Tríduo em louvor a Santa Rita de Cássia

Em preparação à Solenidade de Santa Rita de Cássia, foi realizado um Tríduo em nossa Paróquia (veja as fotos na galeria donosso site).

MISSA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

No dia 22 de maio tivemos duas Missas solenes em louvor a SANTA RITA DE CÁSSIA, A Santa das Causas Impossíveis e Desesperadas. A Missa das 15h00 foi presidida pelo nosso Pároco Frei Egisto Cansian e concelebradas por Frei Marcus e o Padre Carlos Fontenele. Estiveram presentes além dos muitos devotos e devotas, as Monjas Agostinianas Recoletas de Guaraciaba do Norte (CE). (Para ver as fotos, basta acessar www.pnslourdes.com.br na Galeria de fotos).

RETIRO DOS MINISTROS

O Retiro dos Ministros aconteceu no dia 23 de maio, das 9h00 às 12h00 no Salão Santa Mônica. O Retiro foi ministrado por Frei Laércio Rodrigues, OAR.

A QUERMESSE CONTINUA EM TODO ESTE MÊS


A tradicional quermesse de nossa Paróquia teve início no dia 30 de maio e seguirá todo este mês de junho, todos os finais de semanas, exceto no dia 14 (não haverá); contudo haverá no dia 13, sábado em horário diferente, isto é, a partir das 11 horas num sábado de manhã. (Veja aprogramação no site da Paróquia). VENHA VOCÊ E TRAGA TODA SUA FAMÍLIA!

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

NOTÍCIAS DA IGREJA: REGIÃO EPISCOPAL LAPA

AS DGAE garantem a unidade da Igreja no Brasil

A 53ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil não tinha somente o intuito de eleger a nova presidência da entidade. Para além do processo eleitoral, os bispos tinham a missão de revisar o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil ( DGAE).

Membro da equipe que há um ano revisa o texto, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Júlio Endi Aamine, conversou com O SÃO PAULO  e destacou alguns pontos na mudança do documento.

“As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foram atualizadas à luz da exortação apostólica Evangelii Gaudium. Assim, os esforços da Assembleia da CNBB foram canalizados no sentido de responder ao convite do Papa Francisco ‘para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria’(EG 1). Enquanto a comissão redatora trabalhava, o Papa Francisco publicou a bula da proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Misericordiae Vultus.

Durante as discussões da Assembleia, os bispos acolheram também o convite do Papa de ‘fixar o olhar na misericórdia para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai’ (EG3). Outra mudança significativa da revisão foi o de explicitar a recepção e aplicação do documento de Aparecida.


Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br - Jornal O SÃO PAULO, 29 de abril a 05 de maio, p. 15.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

NOTÍCIAS DA IGREJA: ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

O texto foi o tema central da 53ª Assembleia Geral da Conferência, realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP)
Já está disponível nas Edições CNBB o Documento 102 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE).

O texto foi o tema central da 53ª Assembleia Geral da Conferência, realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Neste novo documento, as orientações pastorais do quadriênio 2011-2015 foram atualizadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Elas expressam a razão da evangelização, da ação evangelizadora, da missionariedade. Indicam os elementos fundamentais para a animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Para Dom Leonardo, “a Igreja no Brasil participa do cuidado pela pregação, pelo testemunho” e deseja responder à pergunta do papa Francisco: “O que Deus pede a nós?”. “Os bispos do Brasil, com as Diretrizes da Ação Evangelizadora 2015-2019, fazem repercutir a interrogação do papa”, diz o Bispo.

As Diretrizes auxiliarão no processo de planejamento pastoral das Igrejas particulares, do secretariado geral da CNBB, das iniciativas da vida consagrada e dos movimentos eclesiais.
Nesta nova versão das DGAE, estão as urgências missionárias do Documento de Aparecida enriquecidas com as propostas da Alegria do Evangelho e de uma Igreja em saída, bem como das meditações da constituição Verbum Domini. “O magistério de papa Franscisco demonstra que as urgências devem tornar-se prioridade na ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, considera dom Leonardo.

O documento está divido em quatro capítulos. O primeiro apresenta a reflexão “A partir de Jesus Cristo”. O texto destaca as atitudes fundamentais do discípulo missionário e a Igreja em saída. No segundo capítulo, “Marcas de nosso tempo”, os bispos tratam do contexto atual de mudança de época e mostram os riscos e consequências desta realidade.

O terceiro e o quarto capítulos abordam, respectivamente, as urgências da ação evangelizadora e as perspectivas de ação para cada uma. São cinco as urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.

Assim como nas DGAE 2011-2015, a CNBB organizou o documento com um anexo em que são dadas “Indicações de operacionalização”, com caminhos para as urgências serem colocadas em prática. Esta parte do documento apoiará as Igrejas particulares na construção de seus planos pastorais.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

NOTÍCIAS DA IGREJA: CNBB

Bispos da CNBB participam de encontro sobre a nova encíclica do papa Francisco


No Vaticano, bispos, sacerdotes, religiosos, lideranças e organizações engajadas no desenvolvimento e na promoção dos povos nativos participam do Encontro Preparatório para a publicação da Encíclica do papa Francisco sobre a Ecologia. O evento é promovido pela Agência de ajudas da Igreja Católica da Inglaterra e Gales (CAFOD). O documento, escrito pelo pontífice, tratará da realidade do meio ambiente, mudanças climáticas, e o cuidado com a criação.

A proposta é reunir a colaboração das entidades presentes em diversos países, com objetivo comum de contrastar a pobreza e a injustiça. Durante o evento, os congressistas discutem sobre como levar a Encíclica a católicos e não-católicos, a partir de um diálogo inter-religioso.

Do Brasil estão presentes o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner; o bispo de Roraima, dom Roque Paloschi; e o bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, dom Guilherme Werlang; a secretária executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Maria José Pacheco, o assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Ari Antônio dos Reis; o membro da coordenação nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Mandela, e o jovem Igor Guilherme Pereira Bastos, da Juventude Franciscana (Jufra), de Uberlândia.

Em entrevista à Rádio Vaticano, dom Leonardo Steiner comentou que a Encíclica “será um grande impulso para a Igreja brasileira em seu comprometimento com o diálogo e as novas relações com a natureza, que não podem ser ditadas pela economia”.

Ainda de acordo com o bispo, “o documento ajudará a abrir horizontes e assumir com mais coragem o trabalho dos bispos em questões do meio-ambiente sustentável”.

Na audiência geral na Praça de São Padro, o papa Francisco recebeu de dom Guilherme Werlang uma cópia do filme “Vento Forte”.

O documentário denuncia as violações aos direitos humanos que sofrem pescadores e pescadoras artesanais do Brasil devido aos conflitos socioambientais que ocorrem em seus territórios.

Na ocasião, o papa mostrou interesse e curiosidade sobre o filme que é instrumento de denúncia e luta para os grupos tradicionais pesqueiros do país.



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br