quinta-feira, 7 de maio de 2015

NOTÍCIAS DA IGREJA - ARQUIDIOCESE SÃO PAULO

NOSSA REGIÃO EPISCOPAL LAPA

Destaques das atividades no mês de maio: Dia 03: 114ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida.

Dias 05 a 08, sempre às 20h, acontecerá a Catequese do Bispo Dom Júlio Endi Akamine nos setores Lapa e Leopoldina. 

NOSSA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Entidades manifestam solidariedade ao Cardeal Scherer

Entidades da sociedade e organismos eclesiais estão manifestando apoio ao arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e repúdio aos insultos e ataques que ele tem recebido nas redes sociais nesta última semana.
Também personalidades de mundo católico, como o escritor e compositor Padre Zezinho, manifestou solidariedade ao Cardeal.
Confira as manifestações:

Nota da União dos Juristas Católicos de São Paulo – UJUCASP

Nota da Comissão Justiça e Paz de São Paulo

Declaração do Padre Zezinho, scj


Padre Zezinho, scj: Dom Odilo sabe o que faz!

Não é a primeira vez que, direta ou indiretamente, pessoas que se dizem fiéis a Roma, atacam Dom Odilo Scherer cardeal de São Paulo. Passam a ideia de que conhecem a Igreja mais do que o Cardeal de São Paulo, mas, de organizar e motivar Dom Odilo entende!

As críticas quase sempre acontecem quando católicos cultos ou super-ativos mas pouco serenos veem seus interesses contrariados.

Ora, um bispo sabe que deve respeitar a mídia e os fiéis da nossa ou das outras igrejas e nisso Dom Odilo é exemplar! Mas há situações, nas quais claramente sua posição e missão exigem que ele se situe, para que outros não se atrevam a sitiá-lo.

Eu prefiro pregar numa diocese cujo bispo se situa e não aceita ser sitiado, do que numa igreja onde padres ou leigos vociferam seus ressentimentos contra a autoridade do bispo, valendo-se da internet, da mídia nacional, ou de entrevistas para ressaltar que a Igreja está dividida. É o que pensam, mas não é o que acontece. As discordâncias, pelo que sei, nunca se tornam discórdia. Tenho mais de 45 anos de contato constante com bispos, missionário que sou e pregador que passava semanalmente pelas dioceses do Brasil .

Em São Paulo, a igreja não está dividida, embora haja, aqui e acolá, alguma voz irada e agressiva contra seu líder, dita por um filósofo que merece respeito pelos seus saberes, mas nem sempre pelos seus rompantes. Nada que tire a serenidade de Dom Odilo.

Se na Igreja houvesse urnas para imprimir nosso voto, em São Paulo todas as semanas eu votaria em Dom Odilo, o que equivaleria votar no papa, já que ambos vivem em comunhão fraterna!

Quanto às frases agressivas destinadas a ferir o bispo, acho que ele já perdoou e nós também perdoamos. No caso deles, não podemos dizer que não sabem o que fazem, posto que sabem, e sua intenção é confrontar. Se assim querem, prossigam, porque a esmagadora maioria da diocese apoiará o sensato e sereno Dom Odilo!



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br