quinta-feira, 7 de maio de 2015

CATEQUESE

NOSSA SENHORA, MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE (*)



1) Maria de Nazaré, ou Maria Santíssima

Nós católicos temos um carinho muito especial por Maria, mãe de Jesus. O Concílio Vaticano II a chama de MÃE DE IGREJA. Os Documentos da Igreja lhe reservam lugar especial na Igreja. E a Declaração de Puebla diz que Maria de Nazaré, a mãe de Jesus Cristo, é a Mãe da Vida Nova. Por isso nós a chamamos de Maria Santíssima. Não porque é igual a Jesus ou a Deus Pai, mas porque depois de Jesus é a pessoa mais santa que já pisou a terra.

2) Os vários títulos de Nossa Senhora

O povo chama a mãe de Jesus de vários nomes: MARIA DE NAZARÉ, NOSSA SENHORA, MARIA SANTÍSSIMA, VIRGEM SANTÍSSIMA, VIRGEM DOLOROSA, MÃE DAS DORES, N. SENHORA DE FÁTIMA, N.SENHORA DE LOURDES, e assim por diante. Estes títulos se referem a fatos da vida de Maria ou a lugares onde ela teria se manifestado. No Brasil, por causa da imagem negra achada no Rio Paraíba, onde primeiro apareceu a cabeça e depois o corpo da referida imagem ela tem o nome de NOSSA SENHORA APARECIDA, isto é, NOSSA SENHORA QUE APARECEU NO RIO PARAÍBA. Ela é venerada por nós como exemplo para o Brasil.

3) Nossa Senhora é uma só

As pessoas muito simples falam de Nossa Senhora mãe de Jesus como se fossem mulheres diferentes: Fátima, Lourdes, Aparecida, Salete, Rosário, Saúde... Mas é sempre a mesma mãe de Jesus que se manifestou em lugares e situações diferentes e o povo faz imagens que lembram o acontecimento. É preciso explicar isto às crianças e às pessoas mais simples senão elas confundem o papel de Maria na Igreja.

4) Jesus foi o único filho que Maria teve

Na Bíblia está claro que Nossa Senhora só teve um filho. E este filho foi Jesus. Simão, Judas, José e Tiago e as irmãs de Jesus que são citados como irmãos em Jo 2,12;Mc 3,31-35; Mt 13,55ss e outras passagens, são filhos de outras mulheres chamadas Maria, como no caso de Tiago, Judas e José que são filhos de Maria, mas não a Maria, mãe de Jesus. Mateus também fala de uma “outra Maria” (27,61;28,1). Depois, onde estavam os outros filhos de Maria, quando ela fez a peregrinação pascal ao tempo e Jesus ficou no templo? Só falam dela e dele e não falam dos irmãos mais novos. Onde estavam os outros filhos quando Jesus entregou sua mãe aos cuidados de João Evangelista (Jo 19,26s)? Não seria normal que Maria ficasse com os irmãos mais novos de Jesus se houvesse outros filhos?

Nós católicos temos certeza que Jesus foi o único filho que Maria teve.       

(*) OLIVEIRA, Pe. José Fernandes, SCJ (Pe. Zezinho) - Nós, os católicos romanos. Pequena Introdução ao Catolicismo para Jovens e Adultos, Ed. Santuário, Aparecida (SP), 1983, p.135-137.

5) Como rezar o Terço?

O povo gosta de rezar o terço durante o mês de maio. O importante na oração do terço é a meditação sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo. São 20 Mistérios.

Veja como rezar o Terço acessando o site de nossa Paróquia: http://pnslourdes.com.br/rosario.htm



Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br