quinta-feira, 7 de maio de 2015

A FESTA DE PENTECOSTES


A celebração da festa de Pentecostes é um tempo oportuno para refletir na misteriosa presença do Espírito Santo em nossas vidas, na vida de nossa família, na Igreja e na História. Por meio do Espírito Santo, nascemos para a vida em Deus e renascemos, continuamente, para o seu projeto. A Igreja nos ensina a orar e pedir, incessantemente, ao Espírito para que renove a face da Terra e recrie todas as coisas.

Somos templos do Espírito Santo e chamados a viver segundo este mesmo espírito. Em Jesus e em todos os cristãos chamados a segui-lo, a vida segundo o Espírito. Em Jesus e em todos os cristãos chamados a segui-lo, a vida segundo o Espírito se opõe à vida segundo as solicitações deste mundo. Viver segundo o Espírito significa viver segundo os critérios e as perspectivas de Deus, encarnados na vida e nos ensinamentos de Jesus.

Celebrando a Festa de Pentecostes, abramos nosso ser para receber em abundância os dons do Espírito: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Supliquemos ao Espírito que nos plenifique com os seus frutos: caridade, alegria, paz, longanimidade, bondade, lealdade, mansidão e continência.

A festa de Pentecostes é também um convite para nos unirmos a todos os povos que invocam o nome de Deus e a todo o universo numa oração fraternal. É tempo de intensificarmos o desejo da unidade e assumirmos, efetivamente, a causa da unidade visível das igrejas cristãs e do diálogo entre as religiões e as culturas.

Pentecostes é a festa da unidade.  Esta, por sua vez, é o maior dos dons do Espírito Santo. A unidade entre Deus e as pessoas, e destas entre si e com o cosmos é a vocação principal a que somos chamados. É o objetivo maior a ser alcançado. Nada é mais precioso do que a diferença das pessoas e da natureza, possa como num canto, entoar a Deus.


(Pascom).


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Maio 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br