segunda-feira, 2 de março de 2015

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Vim para servir (Mc 10,45)

Iniciamos nossa preparação para a Páscoa deste ano. A Quaresma propõe um itinerário de conversão e convida a seguir Jesus Cristo, “caminho, verdade e vida”. Ele nos conduz a Deus e nos reconcilia com Ele. Ele é nosso Redentor.

A Igreja nos chama a viver bem a Quaresma, mediante a escuta atenta da Palavra de Deus, a oração intensa, a penitência e a prática da caridade( “jejum, esmola e oração”). 

Assim, chegaremos bem dispostos à Páscoa, quando renovaremos nossas promessas batismais e acolheremos mais uma vez a “vida nova” em Cristo.

Convido todos a participarem da realização da Campanha da Fraternidade: neste ano, recordando os 50 anos do Concílio, a Campanha tem por tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”; e, por lema: “Eu vim para servir”(Mc 10,45).

Jesus veio ao encontro de todas as realidades humanas, especialmente, daquelas que mais precisavam da sua presença solidária e salvadora. Não veio para ser servido, mas para servir e entregar sua vida por nós. Como Igreja, comunidade dos discípulos de Cristo, devemos ter essa mesma atitude: ser cristão é colocar-se a serviço do próximo.

Todo serviço de evangelização e de ação social e caritativa da Igreja é um serviço prestado ao bem da comunidade humana, na qual estamos inseridos. A Campanha da Fraternidade nos estimula a criar fraternidade nas relações com todos.

Desejo a todos os filhos da Arquidiocese de São Paulo que a vivência da Quaresma traga muitos frutos! Deus os abençoe e  guarde!

São Paulo, 22 de fevereiro de 2015
Card. D.Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Fonte: Folheto O Povo de Deus do Primeiro Domingo da Quaresma: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Veja mais textos sobre a Quaresma no site da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: http://www.pnslourdes.com.br/lit_quaresma.htm com os temas:

- A Espiritualidade da Quaresma
- A Quaresma e Santo Agostinho
- O Significado da Quaresma

- Oração, Esmola e Jejum.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Março 2015
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br