sexta-feira, 4 de julho de 2014

PALAVRA DO PÁROCO

veja o tempo

A natureza está sempre feliz com o sol e a chuva. A natureza necessita dos dois e sabe tirar proveito em cada situação.

Para nós, vejo que é diferente. Queremos só as coisas boas que achamos. Não sabemos ter uma harmonia em nossa vida. Se as coisas vão bem, falamos: choveu na minha horta. Caso as coisas não vão bem falamos: está uma secura em meu coração.

A vida é bela! Com os acontecimentos bons e com os fatos não tão bons. Muitas vezes reclamamos muito e deixamos de viver uma vida de felicidade.

Vamos aprender com a natureza. É preciso ter as coisas boas e os sofrimentos e fazer uma lapidação para viver sempre com um coração agradecido. O sofrimento por que você passa faz a alegria brilhar muito mais.

Como estamos voltando depois de uma bela participação em nossa Quermesse? Agora é tempo de continuar com a mesma animação e alegria, porque a nossa missão continua. Se não houvesse escuridão, como saberíamos o que é a luz? Vamos ser luz para iluminar por meio de atitudes o caminho dos irmãos.

O cristão não deve querer aparecer, mas, quando age de forma positiva, quando vive os valores do Evangelho na família e na comunidade, a luz de seu exemplo aparece luminosa e clareia o caminho para os irmãos. Dessa forma, pela força da Graça de Deus e por seu exemplo de vida, tudo ao redor do cristão transforma.

Vamos observar a natureza e aprender que na união do sol e da chuva, a vida fica mais bela.
Frei Egisto Cansian, OAR.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

Por que a Igreja é Católica?

A palavra católico vem do grego “catholikón”, que quer dizer “geral”, “universal”, em sentido contrário a “particular”. Desde a sua origem a Igreja fundada por Jesus, sobre Pedro e os Apóstolos, é universal, católica.

Foi este desejo do Senhor quando enviou os seus apóstolos a todos os povos: “Ide, pois e ensinai a todas as nações…” (Mt 28,19).“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,16).

Foi Cristo quem quis, desde a sua origem, que a Igreja fosse universal. A catolicidade da Igreja tem vários aspectos:

1. Geográfico e antropológico: É o aspecto externo, e que significa a abertura para todos os homens e mulheres de todos os tempos e lugares da terra.

2. Pessoal, ontológico: Significa que a Igreja é a depositária de toda a Verdade revelada pela Bíblia (escrita), e pela Tradição (oral); e recebeu de Cristo a “plenitude dos meios da Salvação”, como enfatizou o decreto do Concilio último sobre o Ecumenismo (UR, 3).

Deus deu à sua Igreja um caráter universal porque “quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (2Tm 2,1-5). Essa verdade que salva foi confiada à Igreja por Jesus, para ser levada a todos os homens. O Pai quis e quer o Cristo e a Igreja como “sacramento universal da salvação”.

Cristo é o Salvador único de todos os homens e a Igreja é o Seu Corpo prolongado na humanidade, para salvá-la. São Pedro disse aos judeus: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” (At 4,12).

Através da Igreja, Cristo, Cabeça, leva a salvação a todos.

“Ele é a cabeça do corpo, da Igreja” (Col 1,17).

“E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos” (Ef 1,23).

Sabemos que o desígnio de Deus é “recapitular todas as coisas em Cristo” (Ef 1,10), restaurando e reunindo tudo sob a sua autoridade, para reconduzir o mundo a Si. Para cumprir esse desígnio a Igreja abraça todas as dimensões da pessoa humana: ciência, técnica, trabalho, cultura, a fim de santificá-las, impregnando-as com o Evangelho e com a vida de Cristo. Este é um outro aspecto da catolicidade da Igreja, que as seitas não possuem, por não estarem abertas a todos os legítimos valores humanos.

A catolicidade (universalidade) da Igreja tem como consequências a tarefa missionária e o ecumenismo. Cristo mandou que a Igreja pregasse o Evangelho a todos os homens (Mt 28,18-20). Cada cristão é responsável por essa missão que é da Igreja toda (LG nº 17; AG nº 23).

A missão da Igreja é transformar a humanidade toda “em Povo de Deus, Corpo do Senhor e Templo do Espírito Santo, para que em Cristo, Cabeça de todos, seja dada ao Pai e Criador do universo toda a honra e toda a glória” (LG, 17).

Daí a necessidade do movimento ecumênico; isto é, a busca da unidade de todos os cristãos, quebrada pelos diversos cismas. Não quer dizer apenas uma união com as “igrejas” separadas, ou formar com elas como se fosse uma “Confederação de igrejas”, onde a Igreja católica seria apenas uma entre muitas. Não. O movimento ecumênico não implica em relativismo religioso e moral. As verdades reveladas por Cristo à Igreja são intocáveis, e é em torno delas que se deve formar a unidade querida por Deus.

Na Carta Encíclica sobre o Ecumenismo, “Ut Unum Sint” (Que todos sejam um), de 25/05/95, o Papa João Paulo II afirma:

“…unidos na esteira dos mártires, os crentes em Cristo não podem permanecer divididos. Se querem verdadeira e eficazmente fazer frente à tendência do mundo a tornar vão o Mistério da Redenção, os cristãos devem professar juntos a mesma verdade sobre a Cruz” (UUS, 1).

E o Papa faz um alerta importantíssimo sobre a necessidade dos cristãos, unidos, testemunharem ao mundo a Cruz redentora de Cristo:

“A Cruz! A corrente anti-cristã propõe-se dissipar o seu valor, esvaziá-la do seu significado, negando que o homem possa encontrar nela as raízes da sua nova vida e alegando que a Cruz não consegue nutrir perspectivas nem esperanças: o homem – dizem – é um ser meramente terreno, que deve viver como se Deus não existisse” (nº 1).

Mas esta união não é de qualquer jeito. Sobre isso o Papa diz na mesma Encíclica:

“Não se trata, neste contexto, de modificar o depósito da fé, de mudar os significados dos dogmas, de banir deles palavras essenciais, de adaptar a verdade aos gostos de uma época, de eliminar certos artigos do Credo com o falso pretexto de que hoje já não se compreendem.

A unidade  querida por Deus só se pode realizar na adesão comum ao conteúdo integral da fé revelada. Em matéria de fé, a cedência está em contradição com Deus, que é a Verdade. No Corpo de Cristo – ele que é “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6), quem poderia considerar legítima uma reconciliação levada a cabo à custa da verdade? A declaração conciliar sobre a liberdade religiosa atribui à dignidade humana a procura da verdade, ‘sobretudo no que diz  respeito a Deus  e à sua Igreja’ (DH,1), e a adesão às suas exigências.

Portanto um “estar juntos” que traísse a verdade, estaria em oposição com a natureza de Deus, que oferece a sua comunhão, e com a exigência da verdade que vive no mais profundo de todo o coração humano” (nº 18).

Prof. Felipe Aquino


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

AGENDA PAROQUIAL – JULHO 2014


04
SEX
1ª sexta Adoração ao Santíssimo a partir das 9h00 e
Missa com Bênção do Santíssimo às 19h00
05
SAB
Confraternização da Quermesse às 18h00
06
DOM
14.° DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 11,25-30
(Chamada dos humildes).
07
SEG
Terço dos Homens às 20h00
09
QUA
Feriado na Cidade de São Paulo e dia de
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
13
DOM
15.° DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 13,1-9
(Parábola do Semeador).
14
SEG
São Camilo de Lélis - Dia dos Enfermos
16
QUA
Nossa Senhora do Carmo, Festa.
19
SAB
Reunião LM às 15h00
20
DOM
16.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 13,24-43
(Semente boa ou má)
22
TER
Santa Rita – Missa às 15h00
25
SEX
S. Tiago (Maior). Apóstolo. Festa.
26
SAB
S. Joaquim e S. Ana, Pais de Maria Santíssima.
Dia dos Avós 
Pastoral Familiar: Bazar Beneficente às 08h00.
27
DOM
17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 13,44-52
(Parábolas do Reino)


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECE NA IGREJA

PAPA VIAJARÁ À COREIA: PROGRAMA DEFINIDO

Cidade do Vaticano - (RV) - A viagem apostólica do Papa Francisco à República da Coreia por ocasião da Jornada da Juventude Asiática acontece de 13 a 18 de agosto. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no dia 18 de junho o programa de viagem do Pontífice.

O Papa Francisco embarca no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 16 horas de 13 de agosto com destino a Seul. Chega à base aérea de Seul no dia seguinte às 10h30. Às 12h, o Santo Padre celebra uma missa privada na Nunciatura Apostólica. Às 15h45 haverá a cerimônia de boas-vindas nos jardins da “Blue House”, em Seul, e a visita de cortesia à Presidente da República, Park Geun-hye.

Às 16h30 está previsto um encontro com as autoridades no Salão Chungmu, no mesmo prédio, onde também haverá um discurso do Papa. Uma hora depois, Francisco encontrará os bispos coreanos na sede da Conferência Episcopal, onde fará seu pronunciamento. Na sexta-feira, dia 15 de agosto, às 8h45, o Papa celebrará a missa na Solenidade de Assunção, no estádio de Daejeon. Neste local, haverá também a oração do Ângelus. Papa Francisco vai jantar com os jovens no seminário maior e, logo após, de helicóptero, se desloca para o Santuário de Salmoe. Ali, encontrará os jovens da Ásia e depois retornará a Seul.

No sábado, dia 16 de agosto, visitará o Santuário dos Mártires de SeoSoMun e na sequência, presidirá a Santa Missa de Beatificação de Paul Ji-Chung e 123 campanheiros mártires na Porta de Gwanghwamum, em Seul, às 10h. De helicóptero, às 16h30, vai ao Centro de Recuperação de Deficientes, na “Houseof Hope” em Kkottongnae. Às 17h15 participa de encontro com a comunidade religiosa da Coréia no Training Center “Schoolof Love”, onde fará um discurso. Ainda na cidade de Kkottongnae, às 18h30, se encontrará com os líderes do apostolado laico, no Centro de Espiritualidade e, às 19h, retornará a Seul.

No domingo, 17 de agosto, o Papa Francisco vai visitar a cidade de Haemi. No Santuário de Haemi encontrará os bispos da Ásia, fará um discurso e depois almoçará com eles no refeitório do Santuário. Às 16h30, presidirá a Santa Missa conclusiva da sexta Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi e de helicóptero, vai novamente a Seul.

Na segunda-feira, dia 18 de agosto, às 9h, o Santo Padre celebra a Missa pela Paz e pela Reconciliação na Catedral de Myeong-dong. Às 12h45, haverá a cerimônia de despedida na Base Aérea de Seul e às 13h o início da viagem de volta a Roma Ciampino. O Papa Francisco deve chegar em Roma às 17h45.(EF)
Fonte: www.news.va

TWITTER @PONTIFEX_P
  • 28/06/2014Ser amigo de Deus significa rezar com simplicidade, como um filho fala com seus pais.
  • 27/06/2014Frente às dificuldades da vida, peçamos ao Senhor para permanecer firmes no jubiloso testemunho da nossa fé.
  • 26/06/2014A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável.
  • 24/06/2014
    Como gostaria de ver toda a gente com um trabalho decente! É uma realidade essencial para a dignidade humana.
  • 23/06/2014Rezemos pelas comunidades cristãs do Médio Oriente, para que continuem a viver na terra onde o cristianismo tem as suas origens
  • 20/06/2014Há tanta indiferença ao cruzar-se com o sofrimento. Esta indiferença deve ser combatida com actos concretos de caridade.
  • 19/06/2014Não há jamais motivo para perder a esperança. Jesus disse: «Eu estou convosco até ao fim do mundo».
  • 17/06/2014Às vezes descartamos os idosos, mas eles são um tesouro precioso: descartá-los, para além de ser injusto, é uma perda irreparável.
  • 16/06/2014Que o Senhor abençoe a família e a faça forte neste momento de crise.
  • 14/06/2014Corremos o risco de esquecer os sofrimentos que não nos tocam de perto. Reajamos, e rezemos pela paz na Síria!


REFLEXÃO DO PAPA EMÉRITO BENTO XVI

Santo Agostinho ajuda-nos a compreender a dinâmica da comunhão eucarística, quando faz referência a uma espécie de visão que teve, na qual Jesus lhe disse: «Eu sou o alimento dos fortes. Cresce e receber-me-ás. Tu não me transformarás em ti, como o alimento do corpo, mas és tu que serás transformado em mim» (Confissões VII, 10, 18).

Portanto, enquanto o alimento corporal é assimilado pelo nosso organismo e contribui para o seu sustento, no caso da Eucaristia trata-se de um Pão diferente: não somos nós que o assimilamos, mas é ele que nos assimila a si, de tal modo que nos tornamos conformes com Jesus Cristo, membros do seu corpo, um só com Ele. Esta passagem é decisiva.

Com efeito, precisamente porque é Cristo que, na comunhão eucarística, nos transforma em si, neste encontro a nossa individualidade é aberta, libertada do seu egocentrismo e inserida na Pessoa de Jesus, que por sua vez está imersa na comunhão trinitária. Assim a Eucaristia, enquanto nos une a Cristo, abre-nos também aos outros, tornando-nos membros uns dos outros: já não estamos divididos, mas somos um só nele.

A comunhão eucarística une-me à pessoa que está ao meu lado e com a qual, talvez, eu nem sequer tenho um bom relacionamento, mas também aos irmãos distantes, em todas as regiões do mundo. [...]

Não há nada de mágico no Cristianismo. Não existem atalhos, mas tudo passa através da lógica humilde e paciente do grão de trigo que se abre para dar dar vida, a lógica da fé que move as montanhas com a força mansa de Deus. Por isso, Deus quer continuar a renovar a humanidade, a história e o cosmos através desta cadeia de transformações, cujo sacramento é a Eucaristia. [...]

Sem ilusões, sem utopias ideológicas, nós caminhos pelas veredas do mundo, trazendo dentro de nós o Corpo do Senhor, como a Virgem Maria no mistério da Visitação. Com a humildade de saber que somos simples grãos de trigo, conservemos a certeza firme de que o amor de Deus, encarnado em Cristo, é mais forte que o mal, a violência e a morte.

Sabemos que Deus prepara para todos os homens céus novos e uma nova terra, onde reinam a paz e a justiça — e na fé entrevemos o mundo novo, que é a nossa verdadeira pátria.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECE NA IGREJA - CNBB

CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

1) XIV Congresso da Pastoral Familiar
A arquidiocese de São Luís (MA), regional Nordeste 5 da CNBB, sediará o XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, de 26 a 28 de setembro. A proposta do encontro é debater a experiência familiar, a relação do casal e a importância do matrimônio na construção da família cristã, motivados pelo tema "Família, transmissora da fé" e lema “Anunciai a fé com ousadia e coragem”.
O arcebispo de São Luís e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, explica que o lema do encontro quer ajudar na reflexão sobre os desafios e perspectivas da evangelização da família, hoje. “Sem a família a sociedade não anda. Uma das grandes questões no mundo atual gira em torno das fragilidades das famílias. Temos muita esperança que esse Congresso possa nos ajudar a trabalhar mais pela família”, disse o bispo.
Para dom Belisário, a família deve superar os momentos de crises próprias da cultura e contexto em que vive. “É certo que a família, em cada época, tem sua maneira de se organizar. No entanto, eu acredito que sem a família, realmente, a sociedade não caminha. É importante que formemos grupos familiares equilibrados, firmes e perseverantes; mesmo nas dificuldades da vida”.
Evangelização da família
O evento reunirá agentes de pastoral familiar, assessores, religiosos, coordenadores para planejar a evangelização da família na Igreja no Brasil. O Congresso oferecerá palestras, mesas redondas, painéis e testemunhos, com participação de bispos, sacerdotes e especialistas na área familiar.
“Estamos felizes em poder receber o Congresso da Pastoral Familiar que reunirá tantos participantes para debates necessários sobre a família. Nossas expectativas são de um encontro agradável e que traga bons frutos para a missão da Pastoral Familiar”, comenta o arcebispo de São Luís, dom Belisário.
Em comunicado, a organização explica que o evento visa possibilitar às famílias caminhos para a vivência cristã. “Por meio da evangelização, homem e mulher transmitam os valores da fé. Assim, a Pastoral Familiar, com intensidade e vigor, tenha a capacidade de orientar a família a "construir sociedades com um rosto mais humano”.
Informações e inscrições pelo site: www.xivconnapf.com.br/evento

2) Missão para libertar é tema da Campanha Missionária
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram, no dia 17 de junho,o tema “Missão para libertar” e o lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18) da Campanha Missionária 2014, que será realizada em outubro. A reflexão recorda a temática da Campanha da Fraternidade 2014 que trata do Tráfico Humano.
Diante da realidade da escravidão, da exploração sexual, do comércio de órgãos e do tráfico de menores para adoção, os organizadores consideram que o trabalho missionário de defesa e promoção da vida continua de forma urgente e sem fronteiras.
Para o diretor das POM, padre Camilo Pauletti, “a temática surge hoje como um grande desafio para a Missão”. Ao recordar a passagem bíblica do Evangelho de São Lucas que inspirou a escolha do tema e do lema, padre Camilo afirma que a missão do Messias tem origem no Deus da vida e, por isso, Jesus traz libertação para quem sofre algum tipo de escravidão. “Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma Missão”, complementa. A campanha busca, ainda, criar comunhão entre os diversos aspectos da Missão e incentivar o compromisso das famílias e comunidades.
Alguns subsídios serão enviados às dioceses e prelazias do Brasil para distribuição. O cartaz, um livrinho da novena missionária, a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões, uma oração missionária, um DVD com testemunhos, orações dos fiéis para os domingos do mês missionário, envelopes para a coleta e um marcador de páginas também estarão disponíveis, em breve, no site das Pontifícias Obras Missionárias (www.pom.org.br).

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECEU NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

1) Milhares de fiéis manifestam sua fé na Solenidade de Corpus Christi

A queda brusca da temperatura e a iminente ameaça de chuva não foram impeditivos para que milhares de fiéis lotassem as ruas do centro histórico de São Paulo e manifestassem publicamente sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, na Solenidade de Corpus Christi.

A celebração começou na manhã de quinta-feira, dia19, com a Missa presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, concelebrada pelos bispos auxiliares, e pelas centenas de sacerdotes presentes na Praça da Sé.

Dom Odilo destacou que na Solene Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo é celebrada os sacramentos de Jesus Cristo e de sua Igreja. “Jesus quis manter uma perene presença do seu sacrifício na cruz, a lembrança da sua ultima ceia, mas, também, um sinal da sua perene presença no meio de nós para que, com Ele, nós nunca nos sintamos sozinhos. E, nutridos por ele, nós nos sintamos encorajados a perseverar no seu caminho, no seu seguimento, na missão que ele nos confiou, no testemunho do Evangelho no mundo”.

2) Encargo dos novos Bispos na Arquidiocese

Em carta datada de 23 de junho, o cardeal Scherer informou que dom José Roberto receberá o encargo de vigário episcopal da Região Ipiranga enquanto o monsenhor Carlos Lema Garcia, que foi ordenado bispo no domingo, 29, às 11h, na Catedral da Sé, assumirá o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, que será criado na Arquidiocese.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECEU NA PARÓQUIA

1) Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

No dia 27 de junho foi celebrada com muito carinho a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Veja as fotos na Galeria do site: www.pnslourdes.com.br/galeria.htm


2) Quermesse na Paróquia

Desde o dia 30 de maio até o dia 29 de junho, aconteceu na Paróquia a tradicional quermesse, com presença de muitas pessoas. Parabéns a todas as equipes de trabalho pela montagem das barracas, pelo desempenho no trabalho voluntário e acolhida aos paroquianos e visitantes. 

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

MENSAGEM DO DÍZIMO

Dízimo é uma questão de Fé em Deus e na Igreja.

Eu creio e confio em Deus, e por, e por isso reconheço que a Igreja deve cumprir o mandato de Jesus ‘Ide portanto, e fazei que todas as gentes se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo que vos ordenei”(Mt 19,19-20). Por isso, além do meu dízimo, quero contribuir para que a Igreja forme mais padres, religiosos(as), missionários(as), catequistas, evangelizadores(as), para anunciar a “Boa Nova” a todos os povos.

Querido(a) dizimista, quando alguém da comunidade faz aniversário e celebra o dom da vida, toda a comunidade se alegra junto.

E pedindo a Deus que abençoe e ilumine todos os seus passos, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, por seu Pároco Pe. Frei Egisto Cansian, OAR e a Pastoral do Dízimo, desejamos a você muitas felicidades.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

PARABÉNS AOS DIZIMISTAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NO MÊS DE JULHO


Antônio de Paula Machado, Dijanira da Cunha Santos, Edite DioclécioMinami, Fábio de Faro Passos, Filipe Braga, Henrique Paulo Pereira da Silva, Izabel Martins, Janete Viana Pereira Claes, José Carlos Bonfim, Lourdes Schimidt Seixas, Luiz Antônio Sellan, Maria de Lourdes S. Camargo, Maria Inês Cabral P. Raposo, Maria Izabel Fleury de C. Lira, Maria Jucedi da Silva, Máximo Michele Amoroso, Narciso Massoni, Oswaldo Soares Novello, Otília Marques, Rogério Henrique Nascimento, Rubens Gonçalves do Nascimento, Sueli Aparecida Viola Passos, Wilson Tadeu Pirani.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

COTIDIANO: TÃO SUBLIME SACRAMENTO

A festa de Corpus Christi (Corpo de Cristo) que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ocorre em menção à Quinta-Feira Santa quando Jesus fez a Última Ceia, no Cenáculo, com seus apóstolos, instituindo o sacramento da Eucaristia.

Naquele momento, o Senhor se ofereceu a Deus e Seu corpo e sangue foram comungados estabelecendo-se a dimensão litúrgica da festa de Corpus Christiamor ao próximo. Essa dimensão transcende religiões.

Em sua peregrinação pela Terra Santa, quando celebrou a missa no Cenáculo, o papa Francisco disse: “O Cenáculo nos faz lembrar a partilha, a fraternidade, a harmonia, a paz entre nós”.

Partilha, fraternidade, harmonia e paz são pregados e vividos por Jorge Mario Bergoglio desde muito antes de tornar-se papa, assim como, pelo rabino Abraham Skorka amigo do papa desde os tempos em que viviam em Buenos Aires e participavam juntos dos programas do Canal da Arquidiocese de Buenos Aires.

Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo na época, dizia em um dos programas do Canal da Arquidiocese: “No fundo, temos (católicos e judeus) o mesmo sangue. Buscamos caminhos de paz. Somos primos. Humanos filhos do mesmo pai. Vamos buscar caminhos de paz”.

Portanto, o católico e o judeu que juntos escreveram o livro intitulado "Sobre o céu e a terra"(Editora Paralela, 2013), acreditam que a partilha, a fraternidade, a harmonia e a paz são possíveis entre as religiões e seres humanos, independentemente das diferenças que possam existir. Nas palavras do papa Francisco. “A nossa amizade (…) é a prova de que o diálogo entre religiões e seres humanos é possível”.

O muçulmano Omar Abboud, antigo Secretário-Geral do Centro islâmico da Argentina, é outro amigo que congrega do mesmo pensamento. Amigos de velha data, esses três religiosos, juntos, deram início, em Buenos Aires, ao Instituto para o Diálogo Inter-Religioso que busca a tolerância e o respeito entre as religiões.

Foi com esse pensamento que os três amigos, crentes na possibilidade do diálogo e convivência pacífica entre seres humanos e religiões, foram o centro das atenções do mundo ao abraçarem-se diante do Muro das Lamentações eternizando a bela imagem que representa três pessoas, três religiões e um exemplo de que o diálogo e a amizade são possíveis mesmo quando há diferenças.

Com essa atitude, um judeu, um católico e um muçulmano, cada qual com sua religião, vão de encontroa mensagem de amor que a festa de Corpus Christi carrega. Atitude que nos orienta a suscitar sentimentos de fraternidade e harmonia que vão além de toda contingência e transmitem uma mensagem de paz. Façamos nós também o mesmo, pois, aquele que ama o outro, apesar das diferenças, reflete o desejo manifestado pelo Senhor em sua última ceia de sermos um povo unido, fraterno e que busca a paz.

Vanusa dos Reis Coêlho Rodrigues

____________________________________________________________________________________
Vanusa Coêlho possui Mestrado em Psicologia da Educação (PUC/SP); MBA em Recursos Humanos (FGV). É Especialista em Educação Lúdica, Neuroaprendizagem e em Psicopedagogia Clínica e institucional (PUC/SP). É graduada em Ciências Contábeis e Letras/Inglês. É Personal Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística. Possui Certificação em Mediação PEI e Curso de aperfeiçoamento em TDA/TDAH (EPSIBA/Buenos Aires).

Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Julho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br