quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

COTIDIANO

AVALIAR PARA AVANÇAR    (*)
Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
O ano de 2014 foi marcado pelos jogos da Copa do Mundo no Brasil e pelas eleições para a assembléia legislativa, câmara federal, senado, governo do Estado e presidência da República. Em nível de Igreja, o ano foi marcado pela Campanha da Fraternidade sobre o tráfico humano e pelo sínodo extraordinário sobre a família. Para a Diocese de Santa Cruz do Sul, 2014 está sendo o ano de firmar a Pastoral Familiar, iniciar um novo processo de formação com o Curso de Teologia Popular e ano de adaptação dos prédios da Mitra às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros.
Em 2015 deveremos continuar com estes projetos, incluindo mais duas turmas no Curso de Teologia Popular, organizando uma etapa regional da Escola Cristã de Educação Política e dinamizando o processo de Iniciação à Vida Cristã. Deveremos também abraçar a nova Campanha da Fraternidade, que nos convida a rever as relações entre Igreja e Sociedade, firmando parcerias naquilo que podemos e exercendo papel profético de denúncia quando os valores evangélicos forem colocados em risco. Vai ser o ano de renovar nosso compromisso no cuidado com a vida, conforme indica nosso Plano de Pastoral.
Em nível de Igreja Católica Universal, 2015 nos reserva o Sínodo Ordinário sobre a Família, quando tudo aquilo que foi conversado no Sínodo Extraordinário vai ser revisto e encaminhado ao Papa para que publique o resultado em forma de Exortação Apostólica. Aí sim, teremos uma orientação clara e atualizada para os assuntos atinentes à família. Por isso é importante que as lideranças tomem nas mãos o Documento de Trabalho do Sínodo e encaminhem suas anotações para a CNBB Nacional.
Em âmbito de Brasil, 2015 poderá ser o ano da Reforma Política. Para “afastar das eleições o financiamento de empresas, melhorar o sistema eleitoral e aperfeiçoar a democracia direta”, a CNBB, junto com dezenas de outras entidades, está realizando um abaixo assinado que busca recolher 1 milhão e 500 mil assinaturas. Entendemos que a Reforma Política é importante para construir as bases de um país mais justo e fraterno.
Aproveitemos, portanto, este período de graça que o Senhor nos dá para avaliarmos, com profundidade, o que estamos fazendo e projetarmos, com responsabilidade, as ações para 2015. As avaliações e projeções também deverão ser feitas nas paróquias e pelos diversos organismos de pastoral.

(*) Este espaço do COTIDIANO era escrito por Vanusa do Reis Coêlho Rodrigues. Ela pediu uma licença de pelo menos seis meses. A VOZ DE LOURDES e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes a agradece por todo esse tempo que ela o fez de maneira brilhante. Que Deus lhe pague! E que Nossa Senhora a proteja! O nosso muito Obrigado! Volte quando quiser e quando puder!


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Dezembro 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br