segunda-feira, 2 de junho de 2014

COTIDIANO: A Melhor Copa do Mundo

A melhor Copa do Mundo de todos os tempos

Há seis anos, no dia 30 de outubro de 2007, o Brasil foi confirmado como país sede da Copa do Mundo de 2014. Na época, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, elogiou a candidatura brasileira e o povo brasileiro estava em festa. Mas, de lá pra cá, muita coisa mudou.

O país que teve o maior tempo de preparação para uma copa do mundo é alvo de críticas da imprensa internacional por conta do atraso na construção dos estádios e em obras essenciais como, por exemplo, aeroportos e linhas de trens urbanos.

Jornais e revistas internacionais expõem em suas reportagens a imagem de um Brasil caótico e desorganizado. A revista francesa So Foot, por exemplo, em matéria a respeito da organização brasileira para o Mundial, discorreu sobre os problemas de diferentes cidades-sede do país, advertindo que em algumas é melhor "ver a Copa pela televisão". Nessa matéria o título irônico adiantava o assunto do texto: "Viva a bagunça brasileira!".

Já o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, ao ser entrevistado pelo jornal britânico The Times, na matéria intitulada "Caos brasileiro faz FIFA temer que Copa no Brasil seja a pior", falou de sua insatisfação a respeito da organização brasileira para o Mundial citando, dentre outras coisas, os atrasos ocorridos na entrega das obras das arenas de futebol.

O povo brasileiro, por sua vez, está descontente com a FIFA, Copa do Mundo, corrupção, superfaturamentos, falta de infraestrutura do país e muito mais. O país do futebol vem passando por um momento de instabilidade que não nos permite dar o devido valor ao Mundial em face às questões sociais de maior relevância do país. Diante desse contexto, a Copa do Mundo veio por mais lenha na fogueira do descontentamento brasileiro.

Um exemplo disso são os casos de superfaturamento na reforma e construção das arenas que, segundo levantamento da Consultoria Legislativa do Senado, a Copado Mundo de 2014 será a mais cara da história, com gastos da ordem de 40 bilhões de dólares.

Números oficiais da FIFA afirmam que o Mundial no Brasil, será a competição que conferirá os maiores prêmios e terá a preparação mais cara. De acordo com a FIFA, a seleção vitoriosa, por exemplo, receberá um prêmio de US$ 35 milhões, o maior prêmio já pago em uma Copa do Mundo.

Mas, o brasileiro é um povo que gosta de olhar o lado bom das coisas. E olhando a Copa pelo lado bom, podemos ver sentimentos cívicos aflorando em uma população que se organiza para denunciar absurdos e cobrar que as coisas sejam bem feitas. Dos protestos que fizeram com que Ricardo Teixeira resolvesse se afastar da CBF às denúncias de superfaturamento nas obras do estádio Mané Garrincha (mais caro desta Copa do Mundo) seguimos em frente lutando por dias melhores e desenvolvendo esse sentimento que crítica a desorganização do país e protesta contra os abusos.

Surge assim, a esperança de que todo esse momento de instabilidade pelo qual passa o Brasil possa ser o reflexo de um maior poder de critica e maturidade do povo brasileiro, pois, somente deste modo é possível manter um estado democrático e evoluir como sociedade.

Portanto, diante do temor da FIFA sobre a copa do Brasil ser a pior já vista, viro o jogo ao nosso favor dizendo que, ao menos para o Brasil, talvez esta seja a maior e melhor Copa do Mundo de todos os tempos.

Vanusa dos Reis Coêlho Rodrigues
____________________________________________________________________________________
Vanusa Coêlho possui Mestrado em Psicologia da Educação (PUC/SP); MBA em Recursos Humanos (FGV). É Especialista em Educação Lúdica, Neuroaprendizagem e em Psicopedagogia Clínica e institucional (PUC/SP). É graduada em Ciências Contábeis e Letras/Inglês. É Personal Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística. Possui Certificação em Mediação PEI e Curso de aperfeiçoamento em TDA/TDAH (EPSIBA/Buenos Aires).


Jornal Online “A Voz de Lourdes” – Junho 2014
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br