domingo, 8 de setembro de 2013

PALAVRA DO PÁROCO

Como você vive a vida?

Você já descobriu o valor da vida? Penso que há duas maneiras de viver a vida. Viver colocando o amor sempre em primeiro lugar, ou pela dor. Há pessoas que vivem com uma intensidade tão grande a vida, colocando o amor em tudo que faz. Dando valor desde os menores detalhes aos maiores acontecimentos. O amor está sempre presente.

A vida é um dom de Deus! É o maior presente que Deus concede a cada um de nós. Que tal vivermos da melhor forma? – Amando! Amando sem medo, fazendo da vida uma doação plena em tudo que realizamos. Nascemos para amar. Você não pensa assim, não age assim? Faço um desafio: faça a experiência do Amor. Depois relata a mudança em seu coração. Se o passado não morrer, o futuro não nasce.

É verdade que tem algumas pessoas, penso que você não, vive uma vida voltada para a correria e sua preocupação está em fazer coisas, realizar, seguindo seu egoísmo; não vive um minuto o Amor, a presença da outra pessoa, a solidariedade com quem necessita.

Cuidado! Nossa vida tem um tempo. Não há mais tempo. Esse é o tempo de viver a vida com alegria, com amor, na doação e, principalmente o tempo de dar tempo para a sua família. Na beleza da vida, está a família, onde se realiza a experiência total do valor a vida. Na comunidade onde há convivência da comunhão e participação. No seu trabalho, onde a vida deve ser vista em função do outro. Tudo que é feito e realizado pelo bem comum. A vida é maravilhosa!

Neste mês que celebramos a Palavra que vem em forma de Vida. Refiro-me ao mês de setembro, o mês da Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus.

Gostaria de destacar também neste mês, os vinte anos do Sopão. Celebramos no dia 14. O Sopão é o amor que alimenta a vida. Muito obrigado a todos que ajudam esses nossos irmãos de rua.  Que Deus derrame suas graças a cada um de vocês, à sua família e familiares!

Frei EgistoCansian, OAR.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

SETEMBRO - O MÊS DA BÍBLIA

A Bíblia, o livro mais editado, é também um dos mais lidos em toda a história da humanidade. Em quase todas as casas podemos encontrar um exemplar dela, ou pelo menos, o Novo Testamento.

A Dei Verbum( Palavra de Deus) , Constituição Dogmática do Vaticano II diz que a “a Palavra de Deus é a força de Deus para a salvação de todo o povo crente (cfRm 1,16), e apresentada e manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento. Com efeito, quando veio a plenitude do tempo(cf. Gl 4 4), o Verbo se fez carne habitou entre nós, cheio de graça e verdade”. Por isso que neste mês devemos dar o devido valor à Sagrada Escritura, pois o seu objetivo é despertar o interesse, a curiosidade, o desejo de se aproximar da Palavra, viva e eficaz, e se deixar por ela desafiar.

O que significa a palavra “bíblia”? É um termo que vem do grego “biblos”, que significa livros, ou melhor, livrinhos. A Bíblia é uma coleção de Livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Na Bíblia há textos de pessoas que viveram situações, experiências, dificuldades as mais variadas. Afinal de contas, a vida de fé é uma aventura, uma busca de Deus, da vida, dos irmãos e das irmãs. Assim também é a nossa vivência cristã no dia-a-dia. 

A Bíblia testemunha como as pessoas buscaram relacionar-se com Deus e entre si mesmos nos mais variados momentos: alegria, tristeza, guerra, exílio, paz, morte, vitória e Ressurreição.

Para você se aprofundar um pouco mais indicarei os seguintes sites:

          www.bibliacatolica.com.br
          www.cancaonova.com
          www.catequisar.com.br

Regras de ouro para ler a Bíblia

1. Leia todos os dias a Bíblia
2. Tenha uma hora marcada para a Leitura
3. Marque a duração da Leitura
4. Escolha um bom lugar
5. Leia com lápis ou caneta na mão
6. Faça tudo em espírito de oração.

Veja os comentários destas regras em http://www.cancaonova.com/cnova/dicas.p/b
Estas regras foram extraídas do Livro do Pe. Jonas Abib, “A Bíblia no meu dia a dia”.

A SAGRADA ESCRITURA E SUA INTERPRETAÇÃO 

A Sagrada Escritura é Palavra de Deus, porém, escrita por homens. Deus servindo-se do gênero humano quis se dá e se fazer compreendido por toda a humanidade e se perpetuado na memória da Sagrada Escritura. “Ele que nos falou por meio de homens, depois nos falou como Homem”. A Palavra nos vem acompanhada de um gênero literário específico, situado em um tempo e em uma cultura. A Sagrada Escritura é Palavra de Deus, viva em nosso meio, porém, escrita há muitos séculos atrás, em outro contexto histórico, por isso, ela deve ser contextualizada à luz do Espírito Santo, na Tradição e no Magistério.

Os textos da Sagrada Escritura são inspirados pelo Espírito Santo. Eles trazem em si toda a Verdade Revelada, sem sombras de dúvidas ou margens de erros, podendo ser até um pouco escura e confusa, devido ser interpretada por homens e expressada por linguagem humana. Por isso, é função do Espírito Santo nos ajudar na interpretação e compreensão da Sagrada Escritura na Igreja, na Comunidade dos Crentes e na vida pessoal do homem que crê.

A Sagrada Escritura possui um sentido e traz em si um conteúdo, por isso, cabe à Igreja “guardar e interpretar a Palavra de Deus”. Guardando seu sentido e interpretando seu conteúdo, ela nos oferece uma interpretação à luz da fé e do Espírito Santo. O que nos dificulta a compreensão da Sagrada Escritura é a condescendência de Deus, uma vez que a linguagem divina expressou-se na linguagem humana, houve deficiência da parte do homem de captar na íntegra toda a Revelação de Deus, onde Ele se desvela como Verdade, Santidade, Perfeição, Sabedoria e Benignidade para toda a da humanidade.

A Escritura é uma economia da Salvação Divina, descrita no Antigo Testamento como um conhecimento de Deus aos homens e anúncio da chegada de Cristo. A experiência do Antigo Testamento é a pedagogia que Deus usou para formar o povo na fé, na esperança e no amor. Portanto, o Antigo Testamento não pode ser compreendido sem o Novo Testamento. Percebemos experiências e fatos em ambos que se complementam reciprocamente. A máxima Revelação de Deus está contida no Novo Testamento: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Ele é um autêntico testemunho de Jesus Cristo como o Filho de Deus, através de suas obras e palavras; da comunidade apostólica como testemunhas oculares de sua vida, morte e ressurreição; e por último da ação poderosa e transformadora do Espírito Santo sobre a Igreja e cada fiel que Crê.

A Dei Verbum, aponta como problema hermenêutico as diferenças internas: como ler um conjunto de textos, aparentemente díspares, porém, que estão interligados entre si? Quais as lentes que devemos usar para se ter uma visão perfeita de um determinado texto da Escritura? Isso requer a necessidade de procurar um princípio de leitura que permita encontrar a unidade do texto com o contexto atual de acordo com a Tradição e o Magistério desenvolvido pela Igreja.

Cônego Edmilson Januário da Silva


Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

O QUE HÁ DE TEOLÓGICO NO SOFRIMENTO

Gostamos de descrever o nosso sofrimento ou o dos outros, mas a pergunta fundamental é: o sofrimento nos comunica algo? Há um sentido no sofrimento?

Todos nós tivemos alguma experiência com o sofrimento, e nos foi comunicado algo maravilhoso ou angustiante, algo triste ou alegre; o Apóstolo São Paulo nos fala: “pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente” (Rm. 8,22)[1]. Nossa realidade é marcada por sofrimentos, seja no nível físico, emocional ou espiritual.   

Pretendo falar aqui das comunicações do sofrimento. Por quê sofrer? Como sofrer? Devemos sofrer sem jamais perder a alegria. “Agora regozijo-me nos meus sofrimentos por vós (...)” (Cl. 1,24)[2]. O sofrimento pode até ser regozijo, quando dou um sentido para ele, quando sei porque e para quem sofro.

Faz-nos falta dar um sentido para o sofrimento. Sofro por mim? Pelo outro? Por uma causa? Ou por minha condição humana? Quando descubro o sentido do sofrimento e busco o sentido de minha vida até mesmo no sofrimento, sou capaz de viver com alegria no sofrimento, sendo um alegre sofredor e um sofredor alegre.

Podemos entender o sofrimento humano, como uma sombra que caminha lado a lado com o homem; e ele se assusta com o sofrimento, pois não conhece o sofrer e tampouco está preparado para vivê-lo, esquecendo-se de que “o sofrimento parece ser, e é mesmo, quase inseparável da existência do homem”[3].

O homem, deve estabelecer uma relação de comunicação e aceitação com o sofrimento e também com Outro, buscando ajuda e apoio em seus momentos de dor. Quando ele percebe que seu semelhante não lhe pode ajudar ou dar as respostas às suas perguntas, recorre-se à Deus, reconhecendo-lhe como Pai e Criador de todos e de tudo, o único que agora pode dar-lhe respostas para compreensão e aceitação, neste momento tão difícil em sua vida. “O homem pode dirigir tal pergunta a Deus, com toda a comoção do seu coração e com a mente cheia de assombro e de inquietude; e Deus espera por essa pergunta e escuta-a, como vemos na Revelação do Antigo Testamento. A pergunta encontrou a sua expressão mais viva no Livro de Jó”[4].

O que há de teológico no sofrimento é a relação do homem estabelecida com o sofrimento. Ele questiona e dialoga com o sofrimento; qual a sua causa e finalidade, e busca consolo e alívio para o seu sofrimento em Deus, conhecedor de todas de todas as profundezas dos seres e suas maiores angústias e tristezas. “Mas só o homem, ao sofrer, sabe que sofre e se pergunta o porquê; e sofre de um modo humanamente ainda mais profundo se não encontra uma resposta satisfatória”[5].

Creio que o sofrimento não seja um castigo de Deus, como pensam muitas pessoas, mas sim um meio de purificação dos sentidos e dos pensamentos, que no primeiro momento nos desestabiliza e nos desequilibra, porém, em um segundo momento, vem trazer-nos justiça e ordem, equilíbrio e harmonia para o espírito, os sentimentos e o nosso pensamento.

Frei Laércio R. da Cruz, OAR



[1] BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2006.
[2] Ibid.
[3] Cf. JOÃO PAULO II, Carta Apostólica Salvifici Doloris – O sentido do sofrimento cristão, São Paulo: Paulinas, 1984, p 7.
[4] Ibid., p. 17.
[5] Ibid., p. 16.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

AGENDA PAROQUIAL

02 - Terço dos Homens, às 20h00.

04 - Solenidade de Nossa Senhora da Consolação - Padroeira da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

06 - Primeira Sexta-feira do mês- Hora Santa e Missa a partir das 18h00.

07 - Feriado da Independência do Brasil.
      - Missa em Ação de Graças pelos 92 anos da Legião de Maria no mundo.

15 - Peregrinação à Catedral da Sé para celebrar o Ano da Fé.

19 - Preparação de Pais e Padrinhos às 20h00

21 - Encontro de Noivos às 14h00- Pastoral Familiar.
      - Reunião do Legião de Maria ás 15h00.

22 - Missa em louvor à Santa Rita de Cássia às 15h00.

24, 25 e 26- Aprofundamento da Fé, das 20h00 às 21h30- RCC

28 - Bazar beneficente, a partir das 8h30.
      - Confissão da Turma da Crisma para a Primeira Eucaristia às 10h00.
      - Missa com Oração de Cura e Libertação às 18h00.


29 - Batismo e Primeira Eucaristia da Turma de Crisma às 11h30.


Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECERÁ

PEREGRINAÇÕES PELO ANO DA FÉ NA CATEDRAL DA SÉ
Para viver com mais intensidade o Ano da Fé, na Arquidiocese de São Paulo serão realizadas diversas peregrinações. Desde o inicio de agosto, após a JMJ, essas peregrinações já estão acontecendo.

O cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, enviou carta aos párocos, Vigários Paroquiais e Administradores Paroquiais da Arquidiocese de São Paulo para ressaltar a importância da participação de todo o Povo de Deus nas peregrinações.

A peregrinação da Região Episcopal Lapa será no dia 15.09.2013 às 15h00.

19.º GRITO DOS EXCLUÍDOS- 7 DE SETEMBRO
O tema do Grito dos excluídos de 2013 será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
O Grito é parte das atividades da 5ª Semana Social Brasileira que tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e constitui-se em uma mobilização sustentada em três objetivos:
- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA
A 5ª Semana Social Brasileira acontecerá nos dias 02 a 05 de setembro, em Brasília(DF), com o tema: “O Estado que temos e o Estado que queremos?”

O assessor Padre Nelito Dornelas fez o retrospecto histórico sobre o Estado Brasileiro, que inspira a Semana este ano, com o tema “O Estado que temos e o Estado que queremos?” e trouxe dados sociais e políticos que impulsionaram a CNBB a mobilizar a sociedade para a promoção do bem comum. “Vivemos uma crise de valores, em um Estado – empresa, ainda a serviço das forças hegemônicas do capital”, destacou padre Nelito. Dentre os desafios a serem enfrentados estão, segundo ele, a dificuldade de diálogo, o excesso de gastos com juros das dívidas públicas e o distanciamento dos movimentos sociais. (Para saber mais acesse www.cnbb.org.br ).

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

ACONTECEU

NO VATICANO

Papa escolheu o tema da Fraternidade para o Dia Mundial da Paz 2014:

‘FRATERNIDADE, FUNDAMENTO E CAMINHO PARA A PAZ”.



TWITEES DO PAPA FRANCISCO (TWITTER@PONTIFEX_PT)

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos. Ensinai-nos a sair pelas estradas para manifestar o vosso amor.

Um ótimo programa de vida para nós mesmos: as Bem-aventuranças e Mateus 25.

Não podemos ser cristãos a meias. Se Cristo ocupar o centro da nossa vida, então está presente em tudo o que fizermos.

Não podemos dormir tranquilos enquanto houver crianças que morrem de fome e idosos que não têm assistência médica.

Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, e guiai-nos pelo caminho que conduz ao Céu.

Não tenham medo de pedir perdão a Deus; Ele nunca se cansa de nos perdoar. Deus é pura misericórdia.

Jesus é a porta que leva à salvação. Ele é uma porta aberta para todos.

Deixemos que Jesus entre na nossa vida, saindo dos egoísmos, das indiferenças e de ficar fechado aos demais.

O amor de Deus não é vago, genérico; o amor de Deus tem um nome e um rosto: Jesus Cristo.

A fé não é algo decorativo, ornamental. Ter fé significa colocar Cristo realmente no centro da nossa vida.

NA CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)


COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA

Cabe às dioceses e prelazias fomentar a leitura do estudo 104 da CNBB - "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia" nas comunidades paroquiais, discutindo-o nas assembléias ou nos diferentes movimentos e grupos. O resultado dos trabalhos paroquiais pode ser apresentado nas assembléias diocesanas, a fim de se propor pistas de ação para a renovação paroquial.

A Comissão responsável pela redação do texto estará aberta a receber o fruto do trabalho dos regionais, das dioceses e prelazias, bem como sugestões para o próprio texto, que será votado na 52ª Assembléia da CNBB, em 2014. As contribuições podem ser enviadas, até o dia 15 de outubro de 2013, através do seguinte e-mail: comissaotemacentral@gmail.com

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA ATINGE SEUS OBJETIVOS

Encerrou-se no dia 18 de agosto, a Semana Nacional da Família (SNF) em paróquias e comunidades de todo o Brasil. Este ano, o tema da SNF foi “Transmissão e educação da fé cristã na família”. Dentro desse contexto, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preparou alguns textos de aprofundamento e reflexão para colaborar com as atividades realizadas pelas dioceses do país.

Após uma semana de intensos trabalhos em prol da família cristã, o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca, avaliou que a SNF atingiu seu objetivo, e escreveu uma mensagem na qual fala da grandiosidade do evento. Na carta, o padre recorda as milhares de pessoas que participaram da SNF, e das mais diversas ações realizadas, para celebrar e refletir sobre a família cristã.(Leia a carta no site da CNBB: www.cnbb.org.br).

PAPA FRANCISCO ENVIOU UMA CARTA AO PRESIDENTE DA CNBB AGRADECENDO A ACOLHIDA NO BRASIL
O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, recebeu no dia de 2 de agosto uma carta do papa Francisco. No texto, o Santo Padre agradece a acolhida recebida no Brasil e, em especial, na cidade de Aparecida.
Veja a íntegra da carta:
            Querido irmão,
            Venho renovar-lhe a expressão do meu agradecimento e, através de sua pessoa, a todos quantos o mesmo seja devido nessa amada diocese, particularmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo carinho que me receberam e tudo predispuseram da melhor maneira para que eu pudesse visitar a casa da Mãe de todos os brasileiros.
            Guardo indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela ativa assembléia litúrgica e da multidão festiva que na esplanada do Santuário, mesmo com frio e a chuva, quiseram acompanhar-me na minha peregrinação à Aparecida. Sem dúvidas foi também uma oportunidade para reviver as belas recordações da minha permanência no Santuário, durante a Quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Confiei a Ela, Nossa Mãe, a vida de cada brasileiro, bem como pedi que fizesse arder no coração de cada sacerdote desse imenso País um zelo sempre maior por anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.
            Peço-lhe também para que, na sua qualidade de Presidente da CNBB, se faça intérprete do meu vivo apreço e gratidão aos Bispos do Brasil, a todos os párocos, pastorais e movimentos eclesiais pelo carinho e empenho postos na preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude. Esta foi, certamente, um evento em que o Senhor cumulou de graças a Igreja que está no Brasil. Faço votos para que as sementes que foram lançadas possam frutificar permitindo uma nova primavera para a Igreja nesta amada Nação.
            Reconhecido, retribuo todas as gentilezas recebidas, confiando a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as dioceses e prelazias brasileiras, juntamente com os seus pastores, enquanto de coração a todos concedo uma especial Benção Apostólica e peço que, por favor, não deixem de rezar por mim.

NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Aconteceu em Itaici, Indaiatuba(SP) o CURSO DE ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA E PASTORAL DO CLERO ARQUIDIOCESANO, nos dias 5 a 8 de agosto, com o tema: “A FÉ QUE PROFESSAMOS”.

O Curso contou com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Sherer, todos bispos auxiliares e 250 sacerdotes. A temática foi exposta pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelán Ferreira e o padre Boris Agustin Nef Ulloa falou sobre a perspectiva bíblica do Credo e da Fé.

NA PARÓQUIA

Encontro de Catequese com as Crianças da Primeira Etapa
No dia 10 de agosto, conversamos com as crianças sobre o Quarto Mandamento: HONRAR PAI E MÃE e traçamos um paralelo com a história de Abraão no que diz respeito ao amor e obediência a Deus. Abraão nos provou que devemos primeiro conhecer o amor perfeito que vem de Deus para depois amarmos nossa família. (Catequistas Angélica e Ana Maria).

Sarau Agostiniano
No dia 24 de agosto, no Salão Santa Mônica, aconteceu o já tradicional Sarau Agostiniano preparado por Frei Alexandre, freis estudantes de teologia e algumas pessoas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Muitas pessoas da paróquia apresentaram cantos e danças, entre eles, a Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta. Como pano de fundo, num telão era apresentada a vida do grande Bispo e Fundador, Santo Agostinho. Nos intervalos das apresentações foi servido aos presentes um delicioso lanche com refrigerantes. (Veja a Galeria de fotos no site da paróquia: http://www.pnslourdes.com.br/galeria.htm).



Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

SANTOS E FESTAS DE SETEMBRO

SANTOS  E CELEBRAÇÕES DO MÊS DE SETEMBRO (MÊS DA BÍBLIA)

          03 - São Gregório
          09 - São Pedro Claver
          12 - Santíssimo Nome de Maria
          13 - São João Crisóstomo
          14 - Exaltação da Santa Cruz
          16 - São Cornélio e São Cipriano
          17 - São Roberto Belarmino
          19 - São Januário
          20 - Santos André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang e companheiros
          21 - São Mateus, Apóstolo e Evangelista
          23 - São Pio de Pietrelcina
          26 - São Cosme e Damião
          27 - São Vicente de Paulo
          28 - São Venceslau, São Lourenço Pruiz e companheiros
          30 -São Jerônimo

São Jerônimo, Doutor da Igreja

Nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no ano 342. São Jerônimo cujo nome significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.

Em Roma estudou latim sob a direção do mais famoso professor de seu tempo, Donato, que era pagão. O santo chegou a ser um grande latinista e muito bom conhecedor do grego e de outros idiomas, mas muito pouco conhecedor dos livros espirituais e religiosos. Passava horas e dias lendo e aprendendo de cor aos grandes autores latinos, Cicero, Virgilio, Horácio e Tácito, e aos autores gregos: Homero, e Platão, mas quase nunca dedicava tempo à leitura espiritual.

Jerônimo se dispôs ir ao deserto a fazer penitência por seus pecados (especialmente por sua sensualidade que era muito forte, por seu terrível mau gênio e seu grande orgulho). Mas lá embora rezava muito, jejuava, e passava noites sem dormir, não conseguiu a paz, descobrindo que sua missão não era viver na solidão.

De volta à cidade, os bispos da Itália junto com o Papa nomearam como Secretário a Santo Ambrósio, mas este adoeceu, e decidiu nomear a São Jerônimo, cargo que desempenhou com muita eficiência e sabedoria. Vendo seus extraordinários dotes e conhecimentos, o Papa São Dâmaso o nomeou como seu secretário, encarregado de redigir as cartas que o Pontífice enviava, e logo o designou para fazer a tradução da Bíblia. As traduções da Bíblia que existiam nesse tempo tinham muitas imperfeições de linguagem e várias imprecisões ou traduções não muito exatas. Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada "Vulgata" (ou tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.

Ao redor dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas e sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e se foi a Terra Santa.

Seus últimos 35 anos os passou em uma gruta, junto à Cova de Presépio. Várias das ricas matronas romanas que ele tinha convertido com seus pregações e conselhos, venderam seus bens e se foram também a Presépio a seguir sob sua direção espiritual. Com o dinheiro dessas senhoras construiu naquela cidade um convento para homens e três para mulheres, e uma casa para atender aos que chegavam de todas partes do mundo a visitar o lugar onde nasceu Jesus.

Com tremenda energia escrevia contra os hereges que se atreviam a negar as verdades de nossa Santa religião. A Santa Igreja Católica reconheceu sempre a São Gerônimo como um homem eleito Por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia, por isso foi renomado Patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras. Morreu em 30 de setembro do ano 420, aos 80 anos.


SANTOS  AGOSTINIANOS


04 - Nossa Senhora da Consolação
        ( Ver em Devoção no site da paróquia: http://www.pnslourdes.com.br/devocoes.htm )

10 - São Nicolau de Tolentino

São Nicolau nasceu na Itália em 1245 dentro de uma família muito religiosa. Seus pais, não podendo ter filhos e para conseguir do Céu a graça de que lhes chegasse algum herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu este menino e em agradecimento ao santo que lhes tinha conseguido o presente do Céu, puseram-lhe por nome Nicolau.

Com vinte anos, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um monge eremita agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida monástica como eremita. Ordenado sacerdote em 1270, foi visitar um convento de sua comunidade e lhe pareceu muito formoso e muito confortável e dispôs pedir que o deixassem ali, mas ao chegar à capela ouviu uma voz que lhe dizia: "A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará". Comunicou esta notícia a seus superiores, e a essa cidade o mandaram.

Ao chegar a Tolentino se deu conta de que a cidade estava arruinada moralmente por uma espécie de guerra civil entre dois partidos políticos, o guelfos e os gibelinos, que se odiavam até a morte. E se propôs dedicar-se a pregar como recomenda São Paulo: "Oportuna e inoportunamente". E aos que não iam ao templo, pregava-lhes nas ruas.

São Nicolau percorria os bairros mais pobres da cidade consolando aos aflitos, levando os sacramentos aos moribundos, tratando de converter os pecadores, e levando a paz aos lares desunidos. Passava horas e horas no confessionário, absolvendo aos que se arrependiam ao escutar seus sermões.

São Nicolau de Tolentino viu em um sonho que um grande número de almas do Purgatório lhe suplicavam que oferecesse orações e missas por elas. Desde então dedicou-se a oferecer muitas Santas Missas pelo descanso das benditas almas.

Morreu em 10 de setembro de 1305, e quarenta anos depois de sua morte foi encontrado seu corpo incorrupto.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

PARABÉNS DIZIMISTAS

DÍZIMO E FELICITAÇÕES AOS DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES

“Cada um dê conforme manda seu coração, não de má vontade ou constrangido, pois Deus ama quem dá com alegria”( 2 Cor 9,7).

Querido(a) Dizimista,

Quando alguém da Comunidade faz aniversário celebra o dom da vida, toda a Comunidade também se alegra junto. Por sua atuante presença e generosa fidelidade dizimista – dons de inestimável valor e manifestação concreta do amor divino que se derrama entre nós, queremos estar juntos com você nesta sua festa.

E pedindo a Deus que abençoe e ilumine todos os seus passos, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, por seu Pároco Frei Egisto Cansian, OAR e a Pastoral do Dízimo, desejamos a você muitas felicidades.

Feliz Aniversário!

Aniversariantes: Alird Maria de Carvalho Vieira, Anita Gazzano Bonjovani, Antônio Dionísio Ferro, Antônio Gomes, Benedito Rodrigues, Cássia Aparecida Martin de Oliveira, Celestino dos Santos Martins, Conceição Urbino da Silva, David Sobral, Diana Galdino da Silva, Eliana Sandes, Elsa do Prado Garcia, Erisvaldo de Sousa Rodrigues, João Ribeiro, Gonçalves, José de Gouveia, Júlia Martinez Lourenço, Liliana Dias Pastore, Renato Gonçalves da Cunha, Sílvio Rouffiac, SybeleBlecker.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - 
Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br

COTIDIANO - CAFEÍNA

Cafeína: Beba com moderação!

Provavelmente você já ouviu falar em tomar café e/ou Red Bull para estudar. E combinar bebida alcoólica com Red Bull na balada? Muitos de nós já vimos ou ouvimos falar de pessoas que fazem uso dessas práticas que prometem energia imediata, seja para sustentar baladas intermináveis, estudar ou trabalhar.

Diante dessas práticas cada vez mais comuns, não podemos ignorar o uso da cafeína como droga utilitária.

Mas, você diria que a cafeína é uma droga poderosa, porém, inofensiva?

Pois é, com sabor agradável, socialmente aceita e apta a manter o usuário acordado e produtivo por mais de três horas, sem grandes riscos e com efeitos colaterais leves, a cafeína estimula o sistema de vigília, aumentando a atenção, a concentração e a memória. Porém, quando consumida em excesso afeta o sistema nervoso central podendo levar à perda de nutrientes que tem ação calmante no sistema nervoso.

Esse efeito conjugado pode originar agitação, dificuldades no sono, assim como, levar ao desenvolvimento de ansiedade crônica, sem contar que sob a ação da cafeína, os efeitos do estresse podem ser aumentados desencadeando insônia, agitação, taquicardia, pupilas dilatadas e etc.

Portanto, se a cafeína atua como uma droga, os usuários freqüentes também podem apresentar sinais de dependência, ainda que o vício não seja considerado doença psiquiátrica. Estudos assinalam que consumidores regulares de cafeína quando não tomam sua porção diária de café, por exemplo, tendem a ficar irritadiços, ansiosos ou com dor de cabeça e mais, o corpo pode demandar doses cada vez maiores para sentir-se bem. Portanto, exagerar na dose não seria uma boa idéia.

No caso da bebida energética misturada ao álcool os efeitos colaterais podem ser ainda mais intensos, por isso, em algumas cidades dos Estados Unidos foi proibido esse tipo de combinação, porém, assim mesmo, muitas pessoas insistem em ingerir energéticos associados a drinks por lá.

A cafeína normalmente não é a única substância energética presente embebidas como  o Red Bull. Os energéticos, além da cafeína, costumam possuir uma alta dose de taurina que tem a função de aliviar a fadiga muscular, mas, que em excesso, também pode causar problemas à saúde.

Na França e na Dinamarca, por exemplo, alimentos e bebidas que contêm a taurina são vendidos apenas em farmácias. E, no Brasil, a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu limites para a quantidade de cafeína e taurina nas “bebidas prontas”.

O efeito da cafeína é variável conforme a idade, o peso e a habilidade do fígado de processar a substância. Uma xícara média de café, por exemplo, é capaz de deixar um adulto alerta por 3 a 6 horas. A cafeína age com rapidez e em 3 horas, sua presença no organismo cai pela metade.

Portanto, o consumo da cafeína deve ser feito com moderação, ou seja, sem excessos, para que possamos usufruir de seus efeitos benéficos. Por isso, beba com moderação!

Autoria do Texto: Vanusa Coelho Rodrigues (*)

(*) Graduada em Ciências Contábeis e Letras/Inglês. Especialista em Neuroaprendizagem e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. É Personal Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística. Possui MBA em Recursos Humanos; certificação em Mediação PEI e Curso de aperfeiçoamento em TODA e TDAH.

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Setembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br