segunda-feira, 1 de julho de 2013

PALAVRA DO PÁROCO

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

Fé e Solidariedade

São Tiago disse: “A fé sem obras é morta” (cf. Tg 2,17).

Só fé com obras faz uma Igreja viva.

Nossa Paróquia vive essa experiência. No mês de junho aconteceu nossa quermesse. Todos se uniram para o bem da nossa Paróquia. 

O trabalho foi grande e a solidariedade ainda maior. Um mês de comunhão, participação e grande fraternidade. Desde a criança ao idoso percebíamos a unidade para o bem comum. Neste ano, os jovens estavam ainda mais animados pelo motivo da Jornada Mundial da Juventude.

Durante o mês de Junho, de 400 a 500 pessoas estiveram trabalhando nos finais de semana para concretizar a fé recebida no Batismo e na vivência da Eucaristia. Todos deixaram seu descanso ou lazer para se dedicar com muito amor por um bem maior, como gesto muito lindo e prático de doação.

Como Pároco, quero deixar o meu Muito Obrigado e minha gratidão pelo belo exemplo que vocês deram. Peço a Deus uma bênção especial para cada um, assim como para a família de cada um que se doou ao máximo. Somente a fé em Deus fez com que todos se dedicassem com muito amor. Não somos ricos pelo que temos, mas pelo que não precisamos ter.

Que Nossa Senhora de Lourdes derrame suas graças e interceda sobre cada um por essa demonstração de amor, dedicação e zelo por nossa paróquia. Podemos mais e juntos queremos caminhar na construção de uma Paróquia mais acolhedora e viva.

Frei Egisto Cansian, OAR.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

JMJ - 2013


Onde acontecerá? – Rio de Janeiro (Brasil).

Quando? – Dias 23 a 28 de Julho

Expectativas: – Mais de dois milhões de Jovens e a visita do primeiro Papa latino-americano, o Papa Francisco.

Como teve início a JMJ? – Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II, em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

Objetivos e protagonistas da JMJ
  • Mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.
  • Os jovens são os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade.


Oração Oficial

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém!


Para saber mais basta acessar www.rio2013.com

IGREJA E JUVENTUDE

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

IGREJA E JUVENTUDE: NOVA RELAÇÃO – NOVA INTERAÇÃO

A juventude se caracteriza por uma força revitalizadora e transformadora na Igreja, pois possui uma facilidade de despojamento de preconceitos. Por isso, a Igreja deveria aproveitar essas potencialidades de revitalizar e renovar da força juvenil.

Lembramos os inúmeros êxitos que a Igreja conquistou com a interação com a juventude no campo da evangelização e da missão. Destacamos a “Ação Católica” que se desenvolveu em cinco organizações destinadas aos mais jovens: a Juventude Agrária Católica (JAC), a Juventude Estudantil Católica (JEC), a Juventude Operária Católica (JOC), a Juventude Universitária Católica (JUC) e a Juventude Independente Católica (JIC).

Hoje, lembramos com uma certa nostalgia dessa boa relação que se rompeu. Nao podemos afirmar que apenas foram os jovens que se distanciaram da Igreja, porém, a própria Igreja deixou de investir na relação e na interação com a juventude.

Penso que um dos maiores desafios da relação Igreja e juventude seria a comunicação, pois a massa jovem se encontra muito bem inserida e adaptada numa “seara midiática”, e não posso negar a concorrência com os meios de comunicação evangélicos.

Enquanto Igreja, deveríamos mudar nossa forma de se relacionar com a juventude. Não podemos pensar numa relação de ensino, porém, de aprendizado, de admiração e valorização a partir de suas ideias e ações renovadoras.

Nessa perspectiva, somos muito mais que convidados – somos desafiados a propormo-nos um novo diálogo e uma nova relação que leve em consideração os novos anseios e exigências da juventude moderna e midiática.

A partir da década dos anos 60, a juventude vem tomando a palavra e se posicionando em diversas áreas do sociedade: social, política, econômica e religiosa. Nossa juventude não está disposta a abrir mão da posição e da relação que conquistou até agora: manifestações e protestos em cartazes, caminhadas e gritos pelas ruas em várias capitais do Brasil – buscando o direito de participação e de prestação de contas dos orgãos socias e até religiosos, reivindicando e decidindo conjuntamente.

Podemos começar a construir essa relação e interação da Igreja com a juventude a partir da criação de um diálogo e uma comunicação com as gerações anteriores, superando esse narcisismo e essa idolatria do prazer e da eterna juventude tão propagada na cultura atual.  

Frei Laércio da Cruz Rodrigues, OAR.

AGENDANDO - JULHO/2013

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

Marque em sua Agenda os principais eventos deste mês na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

01-Terço dos Homens às 20h00.
Como já anunciamos no mês passado, já são mais de 30 homens participando do Terço. Só falta você! Venha participar conosco!

05-Primeira Sexta - Hora Santa e Missa a partir das 18h00.
Lembramos que toda primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

16 a 21 – SEMANA MISSIONÁRIA
A Semana Missionária acontecerá nos dias anteriores à Jornada Mundial da Juventude. Aos jovens vindos de fora do Brasil é oferecida a possibilidade de passar um tempo de convivência com outros jovens brasileiros, em preparação à Jornada Mundial da Juventude. A programação da Semana Missionária varia de diocese a diocese e integra atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, bem como tempos de oração e celebração nos santuários e locais de peregrinação que formam parte da identidade religiosa local.
(cf. www.prejmjsp.com.br).

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com as Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Dom Bosco irão acolher mais de 100 jovens dos Emirados Árabes.

20- Reunião da Legião de Maria às 15h00.
Lembramos a todos os legionários a importância de participar da reunião. Venha! Estamos contando com sua presença.

22- Missa em louvor a Santa Rita de Cássia às 15h00.
Convidamos todos os devotos de Santa Rita de Cássia para a Missa. Venha agradecer as graças recebidas e pedir a intercessão da Santa dos Casos Desesperados e Impossíveis.

26- Dia dos Avós- Santa Ana e São Joaquim. Missa às 19h00.
Venha rezar pelo seu avô, pela sua avó na Missa das 19 horas.

27- Bazar Beneficente às 8h30.
A nova coordenação do Bazar convida para o Bazar deste mês que começará às 8h30 no Salão Santa Mônica e irá até às 11 horas. Serão vendidos a preços muito baixos louças, roupas, sapatos, bolsas e outros objetos. A renda será para a obra social da Paróquia, o nosso “Sopão”. Também pedidos doações para concretizar o Bazar. Além das pessoas atendidas pelo Sopão ajudamos os moradores de rua.

27- MISSA DE CURA E LIBERTAÇÃO ÀS 14H30.


EVENTOS ESPECIAIS

  • SEMANA MISSIONÁRIA NA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO:
    Dias 16 a 20 de Julho. Veja mais acessando o site: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
  • JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: DIAS 23 A 28.07 NO RIO DE JANEIRO
    Eis os patronos da JMJ Rio 2013: São Sebastião, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida, Beato João Paulo II e Santo Frei Galvão. Vamos todos participar rezando pelo êxito deste grande evento com a presença do Papa Francisco.
    Para rezar a Oração da Jornada Mundial da Juventude, basta acessar a postagem neste blog sobre a JMJ - http://avozdelourdes.blogspot.com.br/2013/07/jornada-mundial-da-juventude.html.
  • GRUPO DE ORAÇÃO NOSSA SENHORA DE LOURDES
    Venha participar da Renovação Carismática Católica através do Grupo de Oração Nossa Senhora de Lourdes. Toda quarta-feira  das 20h00 às 21h30 na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Seja bem-vindo!

Anote em sua agenda e participe ativamente das atividades de sua paróquia!

ACONTECEU NA IGREJA

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

Vaticano confirma a Cidade da Fé como local de encontro do Papa com os voluntários da JMJ Rio 2013.

O Vaticano já divulgou a agenda do Papa Francisco pela ocasião de sua vinda ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Dentre as atividades previstas para o Santo Padre uma delas é o seu encontro com os voluntários na Cidade da Fé (Riocentro) às 17h do domingo dia 28 de julho.

A Cidade da Fé é um grande centro de apoio da JMJ onde ocorrerão diversas atividades sendo elas: catequese, cultura, diversão, doação, vocação, oração e música, muita música!

A Cidade da Fé vai abrigar o Bote Fé Brasil, evento que vai acontecer a partir de 20 de julho que reunirá os principais nomes da música católica como Dunga, Eliana Ribeiro, Banda Conexa, Amor e Adoração, BraisOss, Anjos de Resgate, Martin Valverde, Eugênio Jorge, Ziza Fernandes entre outros e santa missa com Pe. Fábio de Melo e Pe. Reginaldo Manzotti em um grande momento de celebração e festa.

O Bote Fé Brasil será a edição nacional deste grande evento idealizado pela CNBB e que encerra a passagem da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora pelo Brasil.

Outros eventos importantes que acontecerão na Cidade da Fé simultaneamente serão: a ExpoCatólica em sua 10ª edição, o FÉstival que em parceria com o Ministério do Turismo receberá estandes dos estados brasileiros incentivando o turismo religioso, EXPO VOCACIONAL e o Espaço ADORAR (Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação) onde o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.

ALGUMAS IDEIAS DO PAPA FRANCISCO SOBRE A IGREJA

Desde que o Papa Francisco foi eleito, eis algumas idéias sobre a Igreja  ditas pelo Papa:
  • Uma Igreja para os pobres;
  • Primazia da humildade;
  • Uma Igreja imersa no povo;
  • Não ter medo da ternura e da misericórdia;
  • O verdadeiro poder é serviço;
  • A fé se propõe, não se impõe;
  • A Igreja não é uma organização humanitária( não é uma ONG);
  • É preciso dizer não ao pessimismo;
  • Saber sorrir e ter esperança;
  • Importância da unidade;
  • A evangélica coragem da sinceridade.

ACONTECEU NA ARQUIDIOCESE

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

Na Arquidiocese de São Paulo

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário da Região Episcopal Lapa, dom Julio Endi Akamine, preparou um estudo dirigido do Catecismo da Igreja Católica (CIC) - parágrafos 26-1065, em 54 temas para serem lidos e estudados durante o Ano da Fé.

Na apresentação, o bispo destaca que “este subsídio tem o objetivo de ajudá-lo(a) a conhecer mais profundamente o Catecismo da Igreja Católica. Para que o estudo pessoal e/ou em grupo do Catecismo seja frutuoso, o presente subsídio propõe um itinerário feito de etapas.

Começamos pela primeira parte do Catecismo que explica e aprofunda os conteúdos da fé sintetizados na profissão da fé. Essa primeira parte será subdividida em unidades menores para possibilitar uma assimilação mais profunda, uma reflexão mais cuidadosa, um saber mais saboroso e uma recepção mais cordial daquilo que nós cremos”.

ACONTECEU NA PARÓQUIA

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

Quermesse de 2013


A tradicional quermesse da Paróquia aconteceu durante todo o mês de Junho (veja fotos na galeria  de fotos do site da paróquia - http://www.pnslourdes.com.br/galeria/eventos_20130600.htm)

Havia muita gente todas as noites e no dia do Colégio Madre Paula, durante o dia, também foi muito grande a participação dos pais dos alunos. Quermesse muito bem organizada.

A participação foi muito boa! O pároco agradece não somente aos que trabalharam, mas também aos que estiveram presentes nos salões onde estavam as várias barracas de comidas, quitutes, bebidas, e diversão para a criançada.

DESTAQUES LITÚRGICOS DEJULHO

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

DESTAQUES LITÚRGICOS DEJULHO

Como são tantos os santos celebrados no mês de julho, irei citá-los e escrever sobre uma santa mais recente.

Neste mês celebramos São Tomé (dia 3), Santa Paulina (dia 9), São Bento (dia 11), São Boaventura (dia 15), Nossa Senhora do Carmo (dia 16), Beata Madalena de Albrici de Como (dia 17), Santa Maria Madalena (dia 22), São Tiago Maior (dia 25), São Joaquim e Sant’Ana (dia 26), Santa Marta(dia 29), Santo Inácio de Loyola (dia 31).

9 de Julho - Santa Paulina – A Primeira Santa Brasileira

Madre Paulina nasceu em VígoloVattaro (Itália) em 16 de Dezembro de 1.865. Era filha de NapoleoneVisintainer e Anna Pianezzer. Em 1.875, Napoleone com sua mulher e cinco Filhos emigraram para o Brasil.

AmabileVisintainer (nome verdadeiro de Madre Paulina) viveu com a família até 12 de Julho de 1.890 quando, com sua amiga Virgínia Nicolodi, deixaram a casa paterna, para cuidar de uma cancerosa, dando inicio à Congregação das Irmãnzinhas da Imaculada Conceição.

Em Agosto de 1.895, o Bispo de Curitiba aprovou a comunidade de Amabile. Em Dezembro do mesmo ano, ela e suas duas companheiras fizeram os votos religiosos. Amabile passou a se chamar Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

A santidade e a vida apostólica de Madre Paulina e de suas irmãs atraíram muitas vocações, apesar da pobreza e das dificuldades em que viviam.  Em 1.903, foi eleita Superiora Geral e deixou Nova Trento (SC) onde vivia, para começar a obra com os Filhos de ex-escravos e dos escravos velhos e abandonados no Ipiranga, São Paulo. Em 1.909, foi mandada para Bragança Paulista, onde trabalhou com os doentes da Santa Casa e com os velhinhos do Asilo São Vicente de Paulo.

Em 1.918, foi chamada para a Casa Geral do Ipiranga, São Paulo. Foram anos marcados pela oração, pelo trabalho e pelo sofrimento. Em 1.938, Madre Paulina, que era Diabética, precisou amputar a mão, depois o braço direito, devido a uma gangrena e, aos poucos foi perdendo a vista até ficar cega.

Madre Paulina morreu em 9 de Julho de 1.942, deixando em todos presente a impressão de uma alma Santa que entrava na eternidade, depois de viver sempre com espírito de humildade e simplicidade. Em 18 de Outubro de 1.991, Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II.

SANTA AGOSTINIANA

17 de Julho - Beata Madalena Albrici de Como

Nasceu em Como por volta de 1415. Movida de grande amor pelo Senhor, entrou numa casa religiosa fundada fora dos muros da cidade, num local chamado Brunate. Esta casa nasceu sob a Regra de Santo Agostinho. Cresceu muito com a admissão de varias jovens e transformou-se num convento que recebeu o nome de Santo André, com a Regra de nosso Pai. Madalena considerava uma glória pertencer à Ordem Agostiniana.

Em 1455, a Congregação Agostiniana da Lombardia aceitou a jurisdição desta comunidade, o que foi aprovado definitivamente pelo Papa Pio II em 16/07/1459. Madalena foi uma admirável propagadora da vida agostiniana. Graças à sua ação, muitas consagradas, que tinham vida comum, passaram à vida religiosa da Ordem. Desta forma, cresceu de modo notável a família agostiniana. As irmãs que conviviam com ela eram aconselhadas a uma perfeição mais elevada e a sempre preferir o caminho da humildade.

Atribui-se a ela a fundação de uma fraternidade de agostinianos seculares em Como. Depois de brilhar por suas virtudes, morreu em maio de 1465, provavelmente no dia 15. São Pio X confirmou seu culto em 1907. Seus restos conservam-se na catedral de Como.

PARABÉNS AOS DIZIMISTAS - JULHO/2013

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

PARABÉNS AOS DIZIMISTAS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO NO MÊS DE JULHO!

Dízimo é uma questão de Fé em Deus e na Igreja.

Eu creio e confio em Deus, e por, e por isso reconheço que a Igreja deve cumprir o mandato de Jesus ‘Ide portanto, e fazei que todas as gentes se tornem meus discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo que vos ordenei”(Mt 19,19-20). Por isso, além do meu dízimo, quero contribuir para que a Igreja forme mais padres, religiosos(as), missionários(as), catequistas, evangelizadores(as), para anunciar a “Boa Nova” a todos os povos.

Querido(a) dizimista, quando alguém da comunidade faz aniversário e celebra o dom da vida, toda a comunidade se alegra junto.

E pedindo a Deus que abençoe e ilumine todos os seus passos, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, por seu Pároco Frei Egisto Cansian, e a Pastoral do Dízimo, desejamos a você muitas felicidades. FELIZ ANIVERSÁRIO!

Aniversariantes: Antônio de Paula Machado,Dijanira da Cunha Santos, Edite Dioclécio Minami, Felipe Braga, Henrique Paula Pereira da Silva, Izabel Martins Piva, José Carlos do Bonfim, Lourdes Schimidt Seixas, Luís Antônio Sellan, Maria de Lourdes Silva Camargo, Maria Inês Cabral Ponte Raposo, Maria Izabel Fleury de Camargo Lira, Maria Jucedi da Silva, Máximo Michele Amoroso, Narciso Massoni, Otília Marques, Rubens Gonçalves do Nascimento, Samara Sobral Corrêa, Sueli Aparecida Viola Passos, Wilson Tadeu Pirani.

COTIDIANO - A REVOLTA DOS BRASILEIROS

Jornal Online A VOZ DE LOURDES – Julho de 2013

A revolta dos brasileiros
Por: Vanusa Coelho Rodrigues

Manifestações eclodem por todo país com reivindicações das mais diversas ordens. A sociedade encontra-se insatisfeita. Mas, seria mesmo por causa de R$ 0,20?Vamos refletir um pouquinho?

O Brasil é a sétima maior economia mundial e sua população está entre os povos que mais pagam impostos no planeta. O crescimento dos impostos no Brasil, nos últimos 8 anos, não encontra paralelo no mundo, sendo assim, será que o povo brasileiro é tão “sovina” a ponto de ir para as ruas por causa de R$ 0, 20? Creio que não.

Então, qual o motivo desse enorme descontentamento, diante de tanta riqueza tão altamente taxada?

O Brasil está vivenciando uma crise em sua infraestrutura com transportes públicos lotados e precariedade no SUS.

E a segurança pública? Bandidos se multiplicam como coelhos e gente passa a ser queimada viva porque não tem dinheiro na carteira ou na conta bancária.

Quanto à Educação? Esse é o nosso maior “gargalo”. O Brasil é a sétima economia mundial, mas ocupa o 53º lugar, entre 65 países, no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Além disso, O Brasil é o único país do grupo do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas pelos acadêmicos do mundo e ocupa o 88º lugar, de 127, no ranking de educação da Unesco.

Assim, como se não bastasse o problema de infraestrutura, que por si só já é um motivo justo para tamanha insatisfação, nossos políticos nos ofendem com escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento. E os que estão sendo julgados tendem a terminar com a absolvição dos réus.

O maior escândalo de corrupção da história do Brasil finalmente terminou com a condenação dos réus. No entanto, o governo tenta reverter o veredito através de manobras com emendas constitucionais inacreditáveis como, por exemplo, o PEC 37 que, se aprovado, extinguirá os poderes investigativos dos promotores do ministério público.

Logo, não é difícil chegar a conclusão de que as manifestações que vêm ocorrendo em nosso país estão muito além do aumento de R$ 0,20 na tarifa dos transportes públicos.

É a impunidade e a injustiça que nos ofendem e deixam indignadas todas as classes sociais. A população está sufocada com tanta violência, com a falta de educação de qualidade, com os preços altos nos supermercados, com impostos abusivos e com a falta de perspectiva.

Há sim atos de violência e depredação de uma minoria exaltada, mas a importância e o significado do que está ocorrendo no Brasil é muito maior que isso. O povo começou a ter consciência de sua voz, da sua força e da necessidade de mudança. Nós brasileiros não queremos um país de “bolsas”. Queremos um país digno com educação, segurança pública e saúde de boa qualidade.

Essas manifestações são o levante de uma sociedade que deseja pôr fim a todos esses problemas. Portanto, não é preciso pensar muito para descobrir qual é, de fato, a revolta de todos nós brasileiros.

Vanusa do ReisCoêlho Rodrigues

Vanusa Coêlho é graduada em Ciências Contábeis e Letras/Inglês. É Especialista em Neuroaprendizageme em Psicopedagogia Clínica e institucional. ÉPersonalCoach e Practitioner em Programação Neurolinguística.Possui MBA em Recursos Humanos; Certificação em Mediação PEI e Curso de aperfeiçoamento em TDA/TDAH.