segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

05.12: ANIVERSÁRIO DA RECOLEÇÃO AGOSTINIANA

Os freis Agostinianos Recoletos são filhos da restauração católica da segunda metade do século XVI.

A Recoleção nasceu em dezembro de 1588 com desejo de instaurar um sistema de vida mais austero e perfeito.

O ideal da Recoleção cresceu, multiplicou-se e se espalhou pelo mundo. No Brasil, os freis agostinianos recoletos estão presentes desde 1899.

Em 1911 a Recoleção conquistou sua total independência como família religiosa, a Ordem dos Agostinianos Recoletos.

O dia da Recoleção é o dia do nascimento da Ordem Agostiniana Recoleta, comemorado no dia 5 de dezembro. Faz 425 anos que no seio da província de Castela, na Espanha, a Recoleção surgiu com o objetivo de estabelecer um sistema de vida mais austero e perfeito.

Alguns filhos de Agostinho, sob um breve texto jurídico-espiritual redigido por Frei Luis de Leon, decidiram concretizar suas aspirações e através de uma Forma de Viver abraçaram um cotidiano com espírito de oração, ascese e uma igualdade que deve reinar entre os religiosos.

O que vem a ser recoleção?

A resposta se encontra no n° 12 das Constituições e Código Adicional da Ordem dos Agostinianos Recoletos, abaixo reproduzido:

“Recoleção é um processo ativo e dinâmico pelo qual o homem, desintegrado pela ferida do pecado e movido pela graça entra em si mesmo onde Deus o está esperando e, iluminado por Cristo, mestre interior sem o qual o Espírito Santo não instrui nem ilumina a ninguém, transcende-se a si mesmo, renovando-se segundo a imagem do homem vivo que é Cristo e encontra a paz na contemplação da Verdade.

Recoleção é também espírito e exercício de oração. É finalmente, espírito de penitência e de contínua conversão, que purifica o coração para ver a Deus, e é manifestação desse mesmo espírito nas obras externas que demonstram a realidade interior.”



Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Dezembro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br