segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ACONTECEU NA ARQUIDIOCESE

CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

1. Papa nomeia Cardeal Cláudio Hummes como seu representante em celebração no Paraguai.

O Santo Padre nomeou o prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal brasileiro Cláudio Hummes, como seu enviado especial às celebrações conclusivas do 25º aniversário da canonização de São Roque González de Santa Cruz e dos Companheiros mártires, que serão realizadas em Assunção, no Paraguai, em 15 de novembro de 2013.
São Roque e seus companheiros foram alguns dos primeiros mártires sul-americanos. Foram assassinados pelos índios em 1628 e canonizados pelo papa João Paulo II. Roque González nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576.

2. Material da Campanha para Evangelização 2013 é divulgado pela CNBB
Já estão disponíveis para download no site da Conferência os materiais da Campanha para a Evangelização 2013. O evento tem início na solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo em 24 de novembro e se estende até o 3º domingo do Advento.
A Coleta Nacional será realizada em 15 de dezembro nas paróquias e comunidades do Brasil. O resultado é todo direcionado para os trabalhos de evangelização, nos vários níveis: diocesano (45% do total arrecadado), regional (20%) e nacional (35%).
A Campanha para a Evangelização foi instituída pelos bispos em 1997 e realizada pela primeira vez em 1998, com o objetivo de despertar nos fieis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil. A CE tem o slogan “evangeli.já”, que faz referência a palavra evangelizar. 
O presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, dom Murilo Ramos Krieger, explica o lema Eu vos anuncio uma grande alegria!", proposto para este ano. “Queremos que a CE de 2013 seja marcada pela alegria - alegria que nasce do dom que o Pai nos faz de Seu Filho Jesus no Natal; alegria pelo privilégio de termos sido chamados para ser evangelizadores. Por isso, escolhemos como lema da CE de 2013 o anúncio dos anjos aos pastores de Belém”.


3. Região Episcopal Lapa peregrinou no dia 15/09 no Ano da Fé

O arcebispo cumprimentou dom Júlio, o clero, os leigos e falou que, peregrinar até a Catedral a fim de  renovar a Profissão de Fé tem um significado especial, pois é feito como parte da Igreja num todo, haja vista que a Catedral é a Igreja Mãe de todas as igrejas da Arquidiocese e Nela, todos professam a mesma Fé: “Unidos na Fé que se professa junto com o Papa, os cristãos, e católicos do mundo inteiro”.

Neste Ano da Fé, onde todos os cristãos são convidados a renovar e aprofundar o encontro com Deus e a resposta da fé, dezenas de fieis e religiosos dos cinco setores da região Lapa (Butantã, Lapa, Leopoldina, Pirituba e Rio Pequeno) se concentraram no Pátio do Colégio, peregrinaram à Catedral da Sé na tarde de domingo, 15/9, e assistiram a missa presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada por dom Julio Endi Akamine - vigário episcopal para a Região Lapa.

Dom Julio disse que a caminhada feita pela Região Lapa caracteriza a Fé e o reconhecimento precioso, que é o encontro pessoal com Jesus Cristo: “A Fé nos ilumina, ilumina a nossa caminhada. Ela dá sentido as nossas canseiras, nos faz fortes diante dos sofrimentos, angústias e atribulações”.

Ele também pediu que celebrassem com Fé, esperança e alegria a eucaristia, e reforçou o quão é importante a Fé na vida daquele que a tem: “A Fé nos faz mais esperançosos, porque sabemos e experimentamos que somos amados, esperados e desejados por Deus”.




Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Outubro 2013
Compilação e Edição: Sérgio Bonadiman - Revisão e Publicação: Dermeval Neves
Responsabilidade: PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Vila Hamburguesa - SP
Site da Paróquia: http://www.pnslourdes.com.br