sábado, 4 de maio de 2013

ACONTECEU NA IGREJA


51ª ASSEMBLÉIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Maio 2013

Onde?  – Aparecida- Estado de São Paulo
Quando? – De 10 a 19 de abril de 2013

Tema central: "COMUNIDADE DE COMUNIDADES, UMA NOVA PARÓQUIA"

Temas sociais: reforma agrária, redução da maioridade penal, seca no semiárido e demarcação de terras indígenas.

Gostaria aqui destacar o tema central. Entre outras coisas, falou-se o seguinte: "renovação das paróquias exige motivação dos leigos".

O tema central já havia sido proposto pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, ao escrever em 2011, a Carta Pastoral  "Paróquia, torna-te o que tu és".

O modelo de paróquia proposto pela CNBB já estava proposto no Concílio Vaticano II e foi retomado pela Conferência de Aparecida. Esse modelo pressupõe uma conversão pastoral que supere a ideia de paróquia como estrutura organizacional e burocrática e passe a entendê-la como comunidade de batizados, de pessoas. É uma grande comunidade, feita de muitas pequenas comunidades, a começar pela família, das comunidades de base, dos movimentos, das associações, dos grupos e das organizações que expressam a vida eclesial de muitos modos.

Apesar de não aprovarem um documento sobre o tema central desta Assembleia, os Bispos já sabem qual a principal característica que a nova paróquia deve ter: missionariedade.