segunda-feira, 4 de março de 2013

RESSURREIÇÃO

Jornal Online “A Voz de Lourdes” - Março 2013


A RESSURREIÇÃO - NOSSA VERDADEIRA FELICIDADE
Por: Frei Magno Anacleto Silva, OAR.


Ganhamos Vida Nova! Junte-se a nós!



Neste Ano da Fé com toda a Igreja, é tempo de centralizarmos profundamente no mistério da ressurreição: “pois, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é também a vossa fé” (1Cor 15,14). Mas, antes de nos adentrarmos sobre este mistério, precisamos ser iluminados sobre o que ele significa.
Conforme as Sagradas Escrituras é o próprio Senhor Jesus a “ressurreição e a vida” (Jo 11,25). O fato, “ressurreição”, é grande prova do amor de Deus por cada um de nós, pois, “nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados” (1Jo 4,10).
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “a ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo, crida e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, juntamente com a cruz pregada como parte essencial do Mistério Pascal.” (CIC 638)
Iluminada nossa mente sobre o que é a ressurreição segundo a experiência dos primeiros cristãos e ensinamentos da Tradição da Igreja, podemos nos perguntar; porque crer na ressurreição?
Temos aqui uma questão nuclear, não só para o Homem religioso como também a todos aqueles que buscam sentido para vida. Esta busca por sentido é o desejo de sermos felizes, sempre buscamos a Felicidade, às vezes nas coisas que nos parecem mais estranhas. Não existe nenhum de nós que não queira ser feliz, cada um a seu modo, durante milênios vem procurando a desejada felicidade. Apesar de cada pessoa ter sua própria noção de felicidade, uma coisa há em comum, que a felicidade é a própria vida.
Mas o que tem haver felicidade com a ressurreição? É a ressurreição à própria felicidade, ressurreição é a Vida, por ela temos a certeza de continuarmos a viver para sempre em Deus, por ela nos encontraremos com as pessoas que mais amamos e que um dia partiram deste mundo.
Crer na ressurreição é crer que a vida fala mais alto ainda em meio a uma cultura de morte e desvalorização do bem mais precioso que Deus nos deu: nossa existência. Crer hoje, neste mistério de amor de Deus por nós, é saber que todo sofrimento um dia vai passar e a morte não terá a ultima palavra.

Frei Magno Anacleto Silva, OAR